Sarau homenageia mulher indígena
Amanhã (20), o “Sarau o que dizem os umbigos?!!!” realizará a edição de setembro e homenageará Bartolina Sisa. Haverá também exposição Intimidade de Lua Rodrigues, brincadeira com Bando Trapos, lançamento do livro “Porta Encostada: entre a resiliência e a obsessão” de Edgar Iizarelli de Oliveira, na Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara, no Itaim […]
Por Redação
20|09|2014
Alterado em 20|09|2014
Amanhã (20), o “Sarau o que dizem os umbigos?!!!” realizará a edição de setembro e homenageará Bartolina Sisa. Haverá também exposição Intimidade de Lua Rodrigues, brincadeira com Bando Trapos, lançamento do livro “Porta Encostada: entre a resiliência e a obsessão” de Edgar Iizarelli de Oliveira, na Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara, no Itaim Paulista.
Sarau o que dizem os umbigos
Em 5 de Setembro de cada ano, é comemorado o Dia Internacional da Mulher Indígena, data escolhida para homenagear Bartolina Sisa, uma mulher corajosa Quechua que foi assassinado pelas forças espanholas durante a rebelião anticolonial é comemorado Tupac Katari, no Alto Peru. A data foi criada em 1983, durante o II Encontro de Organizações e Movimentos da América, realizada em Tiwanaku, Bolívia.Bartolina Sisa, junto com Tupak Katari, liderou o cerco à cidade de La Paz e é figura importante nos movimentos de sublevação (no final do séc. XVIII) na luta contra dominação espanhola e pela restituição de dos direitos dos povos indígenas. Capturada pelos espanhóis, Bartolina ficou presa durante mais de um ano e no dia 5 de Setembro de 1782 teve sua sentença de morte decretada.
Serviço
Sarau o que dizem os umbigos?!!!
Quando: 20/09 (sábado) às 18h
Onde: Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara
Endereço: Rua José Cardoso Pimentel, 1 B – Itaim Paulista
Quanto: Na faixa