Quem são as pessoas negras indicadas ao Oscar 2023?
Filme Pantera Negra: Wakanda Para Sempre é destaque no Oscar 2023; com 5 indicações
Por Beatriz de Oliveira
03|02|2023
Alterado em 08|02|2023
No fim de janeiro, o Oscar 2023 revelou a lista de indicados para receber suas estatuetas douradas em 23 categorias. A cerimônia mais conhecida no universo do cinema está marcada para acontecer no dia 12 de março. Quantas pessoas negras veremos subir ao palco da premiação neste dia?
Em sua 95º edição, o Oscar 2023 apresenta poucas indicações de pessoas negras, apesar do aumento de preocupação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas com a representatividade nos últimos anos. Não há indicações de negros em categorias centrais como melhor diretor, melhor ator e melhor atriz. O grande destaque é o filme “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, com cinco indicações.
Até o ano de 2020, apenas 2% de todas as estatuetas do prêmio haviam sido entregues para profissionais negros. Além disso, somente 13 mulheres negras receberam troféus. A primeira delas foi Hattie McDaniel, em 1940, como Melhor Atriz Coadjuvante no filme “E o Vento Levou”. Ao longo dos anos, outras mulheres negras foram premiadas na mesma categoria, como Whoopi Goldberg, Octavia Spencer, Lupita Nyong’o e Viola Davis. A última a receber a estatueta foi Ariana DeBose, em 2022, pelo filme “Amor, Sublime Amor”.
Confira as indicações de pessoas negras ao Oscar 2023.
Angela Bassett – melhor atriz coadjuvante
A atriz, cantora e compositora Angela Bassett concorre na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”. A norte-americana representou a rainha Ramonda, mãe dos heróis da Marvel, T’Challa e Shuri. É a sua segunda indicação ao Oscar.
Por esse mesmo papel, Angela Bassett foi premiada no Globo de Ouro 2023 e no Critics Choice Awards, na categoria Melhor Atriz Coadjuvante em um Filme.
A trama da Marvel mostra como a nação de Wakanda luta para manter seu território após a morte do rei T’Challa.
Angela Bassett tem sua segunda indicação ao Oscar
©reprodução/Disney
Brian Tyree Henry – melhor ator coadjuvante
O ator Brian Tyree Henry está entre os indicados na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. O estadunidense atuou no filme Passagem, com o personagem James, um mecânico que carrega traumas de um acidente de carro que matou seu sobrinho. O longa acompanha a saga de Lynsey, interpretada por Jennifer Lawrence, soldada que sofre lesão cerebral traumática no Afeganistão.
Por essa atuação, o profissional também foi agraciado com o Prêmio de Impacto Criativo por Desempenho Inovador no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs.
Brian Tyree Henry é indicado por sua atuação no filme “Passagem”
©reprodução
Rihanna – melhor canção original
A cantora e compositora Rihanna está na disputa pela Melhor Canção Original no Oscar 2023. Ela é responsável pela música Lift me up, trilha sonora de “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”. A canção é uma homenagem ao ator Chadwick Boseman, que protagonizou Pantera Negra, e faleceu em agosto de 2020. É a primeira indicação da cantora ao Oscar.
Ruth E. Carter – melhor figurino
A figurinista estadunidense Ruth E. Carter é uma das indicadas na categoria de Melhor Figurino com o seu trabalho no filme “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”. Ruth já recebeu estatueta do Oscar pela mesma categoria em 2019, com o filme “Pantera Negra”, o primeiro da franquia.
O filme também compete em outras duas categorias: Melhor Cabelo e Maquiagem, e Melhores Efeitos Visuais.
Ruth E. Carter já tem uma estatueta por Melhor Figurino
©reprodução
A Fera do Mar – melhor animação
O longa “A Fera do Mar” concorre ao prêmio de Melhor Animação. O filme conta a jornada de uma menina negra que se esconde no navio de um caçador de monstros marinhos e inicia uma exploração por águas desconhecidas.
“A Fera do Mar” concorre na categoria de Melhor Animação
©reprodução