Poesia delas: websérie retrata as mulheres na literatura periférica

Poesia Delas é uma série documental que conta a história do surgimento do movimento literário a partir da narrativa das mulheres

Por Redação

28|07|2023

Alterado em 29|07|2023

O Nós, mulheres da periferia é responsável pela realização da websérie “Poesia delas: mulheres na literatura periférica”, que apresenta entrevistas com personagens femininas que fazem parte deste fenômeno literário.

A primeira temporada, lançada em 2021, celebrou as comemorações dos 20 anos do movimento literário nas periferias da cidade de São Paulo, datado a partir da publicação, em 2001, do “Manifesto de Literatura Marginal”, na Revista Caros Amigos, coordenado pelo escritor Ferréz, além do aniversário do Sarau da Cooperifa, que começou no mesmo ano.

“Nosso objetivo é contar a história do surgimento do movimento literário a partir da narrativa das mulheres que fizeram parte dessa história e contribuíram para seu desenvolvimento, e que, muitas vezes, não são tão reconhecidas”, explica Lívia Lima, jornalista do Nós, mulheres da periferia, que produziu as entrevistas e o roteiro da websérie, e possui pesquisa acadêmica sobre literatura periférica.

A estreia da websérie aconteceu durante o Festival Estéticas das Periferias, em outubro de 2021, e, desde então, os cinco episódios da primeira temporada estão disponíveis no nosso canal do Youtube, cada um com a história de uma mulher.

Dentre produtoras culturais, escritoras e pesquisadoras – a websérie “Poesia delas” trouxe um retrato do surgimento do movimento de literatura nos bairros periféricos de São Paulo. Estão disponíveis as entrevistas com Suzi Soares, Rose Dorea, Elizandra Souza, Érica Peçanha e Jenyffer Nascimento.

Este ano, com apoio do Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, divulgaremos a 2ª e 3ª temporada da série, com mais entrevistas.

Veja abaixo os episódios da segunda temporada

Dinha

Maria Nilda de Carvalho Mota, a Dinha, é cofundadora da Fundação Poder e Revolução, da biblioteca comunitária Livro-Pra-Quê-Te-Quero e do selo editorial Me Parió Revolução.

Sônia Bischain

Escritora, fotógrafa e moradora da Brasilândia, zona norte de São Paulo, Sônia Bischain tem sete livros publicados e é uma das organizadoras do Sarau da Brasa.

Ana Fonseca

Ana é escritora, educadora e produtora cultural do coletivo Perifatividade, grupo que promove saraus e ações culturais no fundão do Ipiranga, bairro da zona sul de São Paulo.

Queila Rodrigues

Escritora e poeta, Queila Rodrigues foi uma das produtoras e organizadoras do Sarau O que dizem os umbigos, que acontecia no Itaim Paulista, zona leste de São Paulo. Ela faz parte do grupo musical Semente Criola.

Jô Freitas

Jô Freitas é cofundadora do Sarau Pretas Peri, formado por mulheres do bairro Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo.   nasceu no sul da Bahia e cresceu na zona leste de São Paulo.