O protagonismo das mulheres negras em saraus, feiras e séries
A jornalista Lívia Lima indica lançamento de websérie, encontro sobre política, feira de literária, sarau e muito mais.
Por Lívia Lima
29|04|2022
Alterado em 29|04|2022
Nesta edição de Dicas da Semana, indicamos alguns eventos que destacam o protagonismo de mulheres negras em diferentes manifestações artísticas e também na política.
Confira!
Caminhos e legados
Nesta sexta-feira, 29 de abril, às 16h, estreia no Youtube o primeiro episódio da websérie documental “Geledés – Caminhos e Legados”, que registra a luta das mulheres negras no Brasil e a atuação da organização para a erradicação do racismo e sexismo na sociedade brasileira.
Com direção e produção executiva de Day Rodrigues, serão disponibilizados nove episódios ao longo do ano. O primeiro narra a preservação da memória utilizada como tecnologia de autonomia política.
A história que é tecida e conservada por mulheres negras resgata a memória como um direito humano para a democratização do futuro. Como pesquisadora, Suelen Girotte junta-se a Sueli Carneiro para falar sobre a conjuntura política na época de criação do Instituto.
A websérie conta com participações de Antonia Quintão, Erica Malunguinho, Natalia Carneiro, Neon Cunha, Maria Sylvia, Suelen Girotte, Suelaine Carneiro e Sueli Carneiro.
Mulheres e política
Na sexta-feira, dia 29 de abril, acontece diretamente de Salvador o encontro “Mulheres e política: feminismo e antirracismo nos espaços de poder”, realizado pela coletiva Diálogos Insubmissos de Mulheres negras.
O evento apresenta a ação transformadora das mulheres de esquerda na política em diversas partes do mundo. Neste diálogo, teremos a oportunidade de ouvir algumas destas representantes, como Vilma Reis, Erica Malunguinho, Taliria Perone, dentre outras.
A live será transmitida no Youtube da Fundação Rosa Luxemburgo.
Livros e brinquedos afirmativos
Dentro da Festa Literária Arte e Identidade, que acontece em Salvador (BA), de sexta a domingo, dias 29 de abril a 1º de maio, acontece a Feira de Livros e Brinquedos Afirmativos no Largo Quincas Berro D’Água, das 10h às 19h.
A feira reúne profissionais da cadeia produtiva cultural, literária, educação e artística, e busca promover a democratização do acesso aos livros de literatura com recorte afro-brasileiro.
No sábado, às 19h30, acontece um bate-papo com o cantor e compositor Russo Passapusso com mediação da jornalista Val Benvindo.
Não foge à luta
No sábado, dia 30 de abril, a Casa do Samba Parnaibano, em Santana do Parnaíba (SP) realiza o “Sarau d@s que não fogem à luta” a partir das 11h, com bate-papo sobre cultura tradicional e contemporânea. Às 14h o sarau recebe a participação de artistas da região. O espaço cultural fica na Rua. André Fernandes, 51 – Centro.
Oficina de Poesia
No sábado, dia 30, a Ocupação Cultural Mateus Santos recebe a poeta Eno para uma oficina de poesia, às 17h, trazendo poesia marginal, trabalho de corpo e escrita criativa.
A ocupação fica na Avenida Paranaguá, 1633, em Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo (SP).