Praça no Jardim Miriam (zs) terá música e exibição de filmes neste sábado

O coletivo Mascate Cineclube, em parceria com as ONG’s Polo Cultural Lar Maria Sininha e JAMAC - Jardim Miriam Arte Clube, promove a 4ª edição do Sarau Cinematográfico, programação começa às 18h e vai até ás 21h

Por Semayat S. Oliveira

11|04|2019

Alterado em 11|04|2019

Neste sábado, 13 de abril, o coletivo Mascate Cineclube, em parceria com as ONG’s Polo Cultural Lar Maria Sininha e JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube, promove a 4ª edição do Sarau Cinematográfico. Com início previsto para às 18h, está confirmado o show do grupo ‘Ninguém precisa ser herói’ e a disputa de mc’s com a Batalha da Feira Livre.

Além disso, haverá  exibição dos filmes ‘Peripatético’, dirigido por Jéssica Queiroz (2017), ‘Nós, Carolinas’, do coletivo de comunicação Nós, mulheres da periferia (2017) e ‘Caxangá’, de Aretha Naomi (2018). A música fica com o DJ e VJ  Fabio Jota.

O Sarau ocorre desde 2012 em parceria com o JAMAC e o CEU Caminho do Mar. Em 2018, com o patrocínio do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), da Secretaria Municipal de Cultura de SP, o coletivo expandiu para outros bairros.

Multicultural e itinerante, a proposta do evento é valorizar e fomentar a produção audiovisual e cultural das periferias paulistas, com foco no distrito de Cidade Ademar, zona sul de São Paulo. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2017, a região contava com mais de 436.566 moradoras e moradores.

No quesito racial, o bairro ocupa o sexto lugar entre os territórios com maior população negra de São Paulo. A pesquisa São Paulo Diverso aponta que 52,10% dos habitantes se declaram negros.

Este mesmo território não tem nenhum equipamento público de cultura. Segundo o Observatório Cidadão da Rede Nossa São Paulo, não há centro cultural, casa de show ou teatro, sala de cinema, acervo de livro adulto ou infanto-juvenil.

O coletivo Mascate nasceu em 2005 com o objetivo de combater essa ausência. Composto por cineastas, artistas e profissionais que moram e atuam nos arredores, a intenção fundamental da iniciativa é estimular e promover a democratização do audiovisual e da cultura, considerando a produção e o acesso.

Mais detalhes abaixo!

Sarau Cinematográfico Mascate Cineclube
Entrada Gratuita (Livre)
Dia 13/04 (Sábado)
Horário: 18hs às 21hs

Programação

Ninguém Precisa Ser Herói (Música)
Batalha da Feira Livre (Rima/ Hip Hop)
Filme “Peripatético” (Cinema)
Filme “Nós,Carolinas” (Cinema)
Filme “Caxangá” (Cinema)
DJ e VJ Fabio Jota (Intervenções Sonoras e Audiovisuais

Local:  Praça Lígia Maria Salgado Nóbrega (antiga Feira Livre)
Endereço: Rua Antônio Pinho Azevedo (esquina com a Avenida Rodrigues Montemor na altura da Avenida Cupecê, 3379)
Ponto de Referência: parada Rodrigues Montemor, na altura da Avenida Cupecê, 3379
Para acessar a programação, clique aqui.