Perus celebra 85 anos com programação cultural

Aniversário de Perus traz diversas atrações artísticas gratuitas

Por Redação

20|09|2019

Alterado em 20|09|2019

O bairro de Perus, na região noroeste de SP, completa 85 anos no domingo (22), com uma programação cultural com mais de 22 atrações, entre shows, batalhas de rap, performances, cortejo e também gastronomia, que integram a programação do  Festival Mupope (Música Popular Periférica).

Organizado pelo Movimento Arte Plural Perus (Mapp), formado por mulheres e homens das bordas paulistanas que têm como propósito de descentralizar a cultura da cidade e mostrar que “a periferia é o centro”. Todo o evento foi custeado pela verba adquirida por edital do Proac (Programa de Ação Cultural em SP) e também apoio de comerciantes locais.

Programação

Da produção às atrações, o festival traz grande representatividade feminina. “É importante outras mulheres terem referência de que é possível estar em outros espaços e articular a partir de nossas próprias demandas”, aponta Valéria Motta, uma das integrantes do Mapp.

Na abertura do evento, na sexta (20), acontece a performance “Piriguete é 2 reais”, com a artista Val Souza, na Praça Sales, que é a rua da feira da estação de trem de Perus.

No sábado (21), das 13h às 21h30, as atrações ficam na Casa Hip Hop Perus, na Rua Julio Maciel, 550, onde também estará concentrada a praça de alimentação. Haverá rap, batalhas de rimas e apresentações de dança das crews.

Neste dia, as ruas do Recanto dos Humildes serão ocupadas por um cortejo, com o grupo Clementinas de Perus, com a presença da porta bandeira Sarah Cristina.

Ainda no sábado, às 14h, o coletivo afronte também apresenta uma performance e, em seguida, a cantora e compositora do bairro, Aryani Marciano, se apresenta com demais mulheres da Academia Internacional de Poetas Pretas, que são Jéssica Marcele, Ziza Soberana e Vic Sales.

Estarão presentes também Dj Bruxa Braba de Salvador e as dançarinas de break das crews da Casa de Hip Hop Perus e as MCs Mana Bella e Dory de Oliveira.