Por Redação | 10/10/2017

Como é possível, em um país de maioria negra, a completa ausência de mulheres negras como diretoras e roteiristas? Com a proposta de contribuir com a mudança desse cenário excludente, uma oficina voltada para mulheres negras será ministrada em São Paulo.

 

mulheres no audiovisual

 

As interessadas em se aprofundar no universo audiovisual terão a oportunidade de se inscrever nesta oficina de roteiro até domingo (15).  O curso será ministrado por um dos mais importantes consultores de roteiro da América Latina o roteirista e escritor cubano Eliseo Altunaga, parceiro de Pablo Larrain (Tony Manero, Neruda, No) e Andrés Wood (Machuca, Violeta Foi Para o Céu).

Com a proposta de fortalecer roteiristas negras brasileiras e suas narrativas autorais, o curso irá proporcionar diálogos e reflexões que gerem ferramentas para estruturas narrativas e personagens, para a escrita dos roteiros e para o futuro desenvolvimento de projetos audiovisuais no formato de curta-metragem.

Dados recentes sobre a participação de mulheres no audiovisual coletados pela ANCINE (Agência Nacional do Cinema) mostram que um país com 51% de mulheres, há apenas 19% nos cargos de direção e 23% em roteiro. É preciso mudar esse cenário e ocupar também esses espaços.

Das 15 vagas, oito serão destinadas a realizadoras residentes fora de São Paulo, que terão passagem e hospedagem pagas pela oficina. Para se inscrever para o processo seletivo, confira o regulamento e preencha o formulário de inscrição.

Crianças são bem-vindas para acompanharem suas mães ou cuidadoras nas atividades da oficina.

A ação é uma parceria entre o Espaço Itaú de Cinema e o site Mulheres Negras no Audiovisual Brasileiro.

A oficina será realizada entre os dias 2 e 5 de novembro. No dia 6 de novembro, Eliseo Altunaga também fará uma aula aberta ao público em geral, no em que abordará a construção do relato e dos pontos de vista narrativos dialogando com questões de gênero e raça, na qual serão tratados de forma mais resumida alguns dos temas desenvolvidos ao longo do curso. Essa atividade acontece, na sala 1 do Espaço Itaú Augusta, às 20h.

Confira o regulamento

Preencha aqui o formulário de inscrição

Cronograma

  • 23/10 – Resultado da seleção da oficina
  • 02 a 05/11 das 9h às 15h – Oficina com Eliseo Altunaga no Espaço Itaú Augusta | Anexo – para as realizadoras selecionadas
  • 06/11 às 20h – Aula Aberta com Eliseo Altunaga no Espaço Itaú Augusta | Sala 1 – aberta ao público com retirada de ingressos uma hora antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *