‘Nem fome, nem tiro, nem Covid’: atos contra o genocídio em SP e RJ

Vidas Negras Importam! Vidas Faveladas Importam! Moradores de periferias e militantes do Movimento Negro convocam ato pelo fim do genocídio e fim da militarização da vida.

Por Redação

04|06|2020

Alterado em 04|06|2020

O movimento negro organiza na tarde do próximo domingo, 7 de junho, às 14h, no *Largo da Batata, o ato “Vidas Negras Importam”. Na cidade do Rio Janeiro, a concentração é às 14h no o busto do Zumbi, no Centro.

A manifestação é em protesto pelas pessoas assassinadas e ações violentas da polícia contra negros e pobres neste período de pandemia. Acontecerão também manifestações das torcidas organizadas antifacistas e outros movimentos sociais no mesmo local.

A polícia dos Estados Unidos matou 1.099 pessoas em 2019. Dessas, 259 eram negras (24%). No Brasil, a polícia fez quase seis vezes mais vítimas: 5.804 até o ano passado. Do total, 75% (ou 4.533) eram negros.

No estado de São Paulo, de acordo com dados oficiais do governo paulista, a cada 16 horas um negro foi morto pela Polícia Militar de São Paulo no primeiro trimestre.

“Estaremos nas ruas porque fomos obrigados, pois os governantes não estão garantindo nosso direito ao isolamento, estão nos matando dentro de casa e nas nossas comunidades”, afirma a comunicação do evento, que também pede: “mantenha a distância de dois metros das outras pessoas. Use máscara. Se for do grupo de risco ou tiver contato com quem é, não vá! “.

*A princípio, o ato seria no MASP, mas a concentração mudou para o Largo da Batata, em Pinheiros.

Leia também

https://nosmulheresdaperiferia.com.br/nossas-vozes/minneapolis-racismo-brasileiro-e-a-heranca-que-vem-do-fogo/