“Minha única arma é a caneta”, diz Marcela Nogueira, estudante em luta

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Marcela Nogueira dos Reis, 18, estudante da escola estadual Godofredo Furtado, localizada em Pinheiros (zona oeste da cidade de São Paulo). Desde novembro, ela se tornou também uma das jovens que protagonizaram os atos contra o fechamento das escolas paulistas e, com isso, mudaram o curso de nossa juventude. Marcela parou o trânsito, enfrentou a violência policial, promoveu articulações entre escolas e continua resistindo.

No último sábado (5/12), escolas se uniram para uma manifestação que passou pela Av. Paulista, Consolação, Ipiranga e terminou em frente à Secretaria da Educação, no centro da cidade. A suspensão – anunciada pelo governador Gerando Alckmin na última sexta-feira (4/12) – assim como a revogação, demonstra que a “reorganização educacional” ainda estará em pauta em 2016, o que não satisfaz os estudantes. O grito de guerra diz que “Não tem arrego! A luta só acaba quando a conquista for completa!”.

Presente no ato, Marcela topou conversar com o Nós, mulheres da periferia. Antes mesmo de entrar nessa reivindicação, a estudante já estava envolta à luta pelos direitos das mulheres e aponta como é resistir, diariamente, à desigualdade. “Eu luto exatamente para mudar a minha condição, a condição do meu povo”.

Para ela, que critica a falta de discussões sobre o racismo nas escolas, daqui em diante, os estudantes terão voz para apontar os conteúdos que realmente fazem sentido a eles, já que experimentaram nas ocupações momentos nunca oferecidos anteriormente: troca cultural com comunidades indígenas, aulas sobre memória e até de forró. “Eu queria saber mais sobre a história do meu povo. É uma coisa que eu não ouço na escola e faz falta. É uma forma de alienar as pessoas pra não saberem o que aconteceu e o que ainda acontece”.

Questionada sobre a importância da juventude negra nessa luta, Marcela aponta que a ‘a juventude negra tem que colar’ e que não estamos sozinhos. “Não podemos aceitar a desigualdade que está rolando com a gente. Eu já sofri racismo em loja, em outros lugares e essas coisas que acontecem me dão mais força pra lutar. Eu vejo as desigualdades, vejo a minha mãe trabalhando dia e noite e não tendo condições de pagar uma prova de R$ 130,00 reais pra mim, eu me vejo entrando numa loja e o segurança me seguindo. Essas situações dão mais força mesmo e a juventude negra tem que colar! A gente é forte, a gente consegue! Galera da periferia, mano, vamo! Vamos juntos que a gente não tá sozinho!” 

Confira abaixo a entrevista na íntegra.

Nós, mulheres da periferia – O que te levou a fazer parte dessa luta?

Marcela – Há algum tempo eu venho fazendo parte das manifestações, não só dos estudantes, mas pelos direitos das mulheres e essas coisas. O que me levou a participar das manifestações, dos atos e das reuniões, eu acho que é meio óbvio, é a desigualdade que rola no nosso país e no mundo. E eu não aceito essa desigualdade. Eu sofro essa desigualdade e eu luto exatamente para mudar a minha condição, a condição do meu povo. Então eu não vou ficar quieta, não tem arrego. Pode me prender, pode me bater que eu vou continuar lutando pelo meu povo e pelo direito das pessoas.

Nós, mulheres da periferia – O que você acha que vai mudar daqui pra frente em relação à educação? 

Marcela – Nossa! Eu acho que não vai ser a mesma coisa. “Cara”, os estudantes estão acordando, sabe? Estão percebendo o quanto somos prejudicados e que o governo quer mesmo privatizar a educação. E agora os alunos têm voz. As coisas dentro da escola vão mudar. Os alunos vão escolher o tipo de aula que a gente quer ter, o tipo de aula que a gente realmente aprende e que é importante.

Nós, mulheres da periferia – Que discussão você acha que faz falta na escola hoje?

Marcela – Olha, uma coisa muito legal que aconteceu na ocupação foi a ida dos índios lá pra conversarem com a gente. Esse tipo de aula a gente não teria na escola normal. A gente tem conversado sobre tudo. Nós também tivemos uma aula sobre memória. Sobre memória!(Ela enfatizou com os olhos brilhando). É o tipo de aula que a gente não teria na escola. Tivemos aula de forró, de capoeira. Aulas culturais mesmo e que a gente nunca teve antes e tem sido super legal.

Nós, mulheres da periferia – Você sente falta de discussões sobre a questão racial na escola?

Marcela – Sim! Eu não sei como é nas outras escolas, mas na minha e nas escolas que eu estudei nunca teve esse debate. O que eu vejo nos livros é falando sobre os portugueses, sempre. Eu nunca vi ninguém falando ou estudando sobre a escravidão, por exemplo. Só falam meio por cima.

Nós, mulheres da periferia – Você como uma jovem negra o que você queria aprender na escola?

Marcela – Quando a gente teve a aula dos índios eles disseram que esse negócio de “descobrir o Brasil” é uma mentira e que, na verdade, foi uma invasão. Eu queria estudar mais sobre isso, eu queria aprender mais sobre isso e saber o que realmente aconteceu, sabe? Eu sinto falta! Eu queria saber mais sobre a história do meu povo. É uma coisa que eu não ouço na escola e faz falta. É uma forma de alienar as pessoas pra não saberem o que aconteceu e o que ainda acontece. Agora a galera que está começando a reagir mesmo.

Marcela_por Marlene Bergamo

Marcela durante um dos atos da última semana na capital de são Paulo | Foto de Marlene Bergamo

Nós, mulheres da periferia – Você tinha ideia da força que vocês têm?

Marcela – Não! Eu achei que a gente ia sair, apanhando, no primeiro dia. E ai a luta foi crescendo, crescendo e tá sendo incrível! Tá sendo emocionante! A galera chora, chora mesmo nos atos e é de emoção, de felicidade. Porque é uma luta linda. Você ver uma senhora de idade descendo do ônibus pra apoiar é lindo! A galera fica emocionada. Eu me emociono toda vez que eu falo (os olhos dela marejaram nessa hora) e é mais lindo ainda quando a família apoia, né? A minha mãe tem medo, mas ela me apoia. Minha tia me apoia também. Tá lindo, tá incrível. É uma revolução que estamos fazendo e ninguém esperava.

Nós, mulheres da periferia – E na sua visão, qual é a importância das escolas da periferia nessa articulação?

Marcela – Minha escola fica em Pinheiros, mas a escola da periferia estar aqui é incrível. No começo nós ficamos preocupados, por que algumas escolas foram invadidas e os alunos foram retirados. Mas a periferia tem uma força e estão sendo o máximo! E é muito importante porque é o que eles não querem: ver a periferia no centro. Eles querem privatizar mesmo. E as escolas da periferia são as que realmente têm que lutar, tem que estar aqui mesmo!

Nós, mulheres da periferia – O que você espera para o ano que vem?

Marcela – Eu estou no 3º ano. Ano que vem não estarei mais na escola, mas pra galera que ainda estará eu desejo muita força. Não será mais a mesma coisa, vai ter muita mobilização dos alunos. Agora a gente luta não só contra o fechamento das escolas, é por uma educação melhor.

(Antes da entrevista, Marcela parecia receosa em falar. Por isso a pergunta abaixo)

Nós, mulheres da periferia – E do que você está sentindo medo?
Marcela – Eu to com medo por que os policiais ficam me gravando pela câmera do celular deles, tinha um cara que trabalha em uma delegacia comentando minhas coisas no Facebook e eu tive que bloquear. Algumas pessoas estão me dizendo pra tomar cuidado e eu já não ando sozinha na rua. Eu tenho medo de acontecer alguma coisa comigo. Eu sou pobre, sou mulher, sou negra. Então, é como se tudo estivesse contra mim.

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Durante a ocupação | Foto de Mariana Campos

Nós, mulheres da periferia – O que você acha da postura da polícia?

Marcela – É ridícula! Por que vem um exército de polícias contra alunos que não oferecem perigo nenhum contra a sociedade? É o contrário! Os policiais falaram: “vocês são um perigo pra sociedade!” Como assim? Acho que a minha única arma é a caneta. Eles partem pra cima mesmo, não estão nem ai. Eu só fico me perguntando como eles conseguem dormir à noite depois de bater em criança.

Nós, mulheres da periferia – A sua consciência política mudou nos últimos dias?

Marcela – Mudou muito! Eu sabia que política era difícil, mas é muito mais do que eu pensava. É muito complicado. Esse negócio de partido, de organização. É muito complicado. Mas nas escolas não rolou isso de “organização”, pelo menos nas ocupações que não foram invadidas por alguma organização. São só os estudantes lutando pela educação. E essa independência é importante porque, de alguma maneira, essas instituições podem influenciar. E não é o que a gente quer, queremos um debate com os alunos, ver a opinião dos alunos e a gente tomar uma decisão sobre o que fazer.

Nós, mulheres da periferia – Hoje vimos poucos jovens negros e negras nessa manifestação. O que você diria pra essa juventude?

Marcela –  Não podemos aceitar a desigualdade que está rolando com a gente. Eu já sofri racismo em loja, em outros lugares e essas coisas que acontecem me dão mais força pra lutar. Eu vejo as desigualdades, vejo a minha mãe trabalhando dia e noite e não tendo condições de pagar uma prova de R$ 130,00 reais pra mim, eu me vejo entrando numa loja e o segurança me seguindo. Essas situações dão mais força mesmo e a juventude negra tem que colar! A gente é forte, a gente consegue! Galera da periferia, mano, vamo! Vamos juntos que a gente não ta sozinho!

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6 Responses to ““Minha única arma é a caneta”, diz Marcela Nogueira, estudante em luta”

  1. Diógenes de Araújo Júnior 7 Dezembro, 2015 at 12:42 # Responder

    Simplesmente maravilhosa, uma voz que vai ser ouvida por gerações e com certeza é e sempre será um orgulho pra todos nós!!!

  2. Naiade 7 Dezembro, 2015 at 17:17 # Responder

    Guerreira!É isso aí, temos que ser né..orgulho!

  3. Jackye Monteiro 8 Dezembro, 2015 at 1:27 # Responder

    Linda! <3

  4. Alef Miguel 8 Dezembro, 2015 at 16:41 # Responder

    Essa moça tem força. É liberdade pulsando em suas veias é a esperança que ela tem que vai nos dar o que não temos. Igualdade!

  5. Évelen Santana 8 Dezembro, 2015 at 21:29 # Responder

    Que garota incrível e corajosa.
    Adoro de ver meninas negras na luta, chamando o povo pra crescer a nossa força. Com certeza já é uma grande inspiração para xs demais.

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