Nessa semana, em que se lembra os 10 anos do início dos crimes de maio de 2006, o Movimento Mães de Maio promove, em parceria com a Rede Nacional de Familiares e Amigos de Vítimas do Estado Democrático, o I Encontro Internacional de Mães e Familiares de Vítimas do Estado Democrático.

O encontro acontecerá entre os dias 11 e 13 de maio em diversos espaços na cidade de São Paulo, com momentos formativos, debates, além de apresentações e intervenções artísticas.

Com o tema “Justiça, Reparações e Revolução”, a proposta é promover a troca de ideias sobre as trajetórias e experiências de luta e fortalecemos as organizações.

Na quinta-feira, dia 12, data em que teve o início dos atentados de 2006, a pedra fundamental de um memorial em homenagem a todas as vítimas do Estado, será lançada em um espaço no Centro Cultural do Jabaquara.

“Vamos lançar um memorial no quilombo do Jabaquara, porque nossos ancestrais também têm que ter memória. Para todo mundo saber que a reparação não foi feita, a marcha fúnebre prossegue no nosso país, principalmente na nossa periferia, que é um pouco da senzala”, explica Débora Maria da Silva, líder do Movimento Mães de Maio.

mães maio

Confira a programação completa:

QUARTA-FEIRA (11/5)

MANHÃ – A partir das 8hs: Chegada, Acomodação e Credenciamento dos Participantes no Hotel San Raphael (Largo do Arouche – São Paulo);

TARDE – A partir das 14hs: Abertura Oficial do Encontro com as Apresentações Iniciais, Intervenções das Mães de Maio, Rede Contra Violência, Fórum de Juventudes do RJ, Mães Mogianas, Mães de Osasco e de outros Estados e Convidadas Internacionais;

NOITE – A partir das 19hs: Programação Cultural – Sarau com Coletivos Periféricos de São Paulo e as Mães do Brasil e Internacionais;

 

QUINTA-FEIRA (12/5)

MANHÃ – A partir das 8hs: Grupos de Trabalho Temáticos – por Pautas/Lutas, no próprio auditório do Hotel San Raphael;

TARDE – A partir das 14hs: Pré-Lançamento Simbólico do Memorial das Mães de Maio no Centro Cultural do Jabaquara – Participação das Madres e Convidados Internacionais + Intervenção Cultural do Bloco Afro Ilú Obá de Min de Mulheres Negras, e Exposição Corpa Negra, da guerreira Carolina Teixeira (ÚteroUrbe) do Coletivo Fala Guerreira;

NOITE – A partir das 19hs: Programação Cultural – Atividade Político-Cultural na Quadra dos Gaviões da Fiel, junto com as torcidas organizadas de luta, as Mães e os Secundaristas de Luta, com o rapper EDUARDO e diversos grupos de Hip-Hop de São Paulo.

 

SEXTA-FEIRA (13/5)

MANHÃ E TARDE – a partir das 9:00h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco: Intervenções de Convidados / Plenária Final, socializando os Trabalhos e Propostas.

APROVAÇÃO E APRESENTAÇÃO À SOCIEDADE DA “CARTA DAS MÃES EM LUTA: PELO NASCIMENTO DE UMA NOVA SOCIEDADE IGUALITÁRIA, JUSTA, LIVRE E PACÍFICA”

FINAL DA TARDE – a partir das 17hs: Concentração para a saída do CORDÃO DA MENTIRA pelas ruas do Centro de SP, com o tema “Pelos 10 anos dos Crimes de Maio e todas as Vítimas do Genocídio Democrático” e “Contra a Falsa Abolição”;

Logo após o encerramento do Cordão, soma a programação a Lavagem da Rua 13 de Maio – evento Tradicional de Denúncia da Falsa Abolição realizado pelo Bloco Afro Ilú Obá de Min no bairro do Bixiga.

Informações: https://www.facebook.com/maes.demaio/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *