Documentário conta história de mulheres negras do bairro Jd. Peri Alto

Um dos objetivos é a partir dessa busca pela ancestralidade, lembranças e compartilhamentos de sonhos, dar início a uma criação de memórias de resistências coletiva.

Por Redação

26|01|2018

Alterado em 26|01|2018

“Meu sonho é terminar esses cursos, me formar e abrir uma creche no bairro, mas que funcione final de semana. Porque eu sempre trabalhei em comércio, de segunda a segunda, e nunca tinha com quem deixar as crianças. Meu medo é de não conseguir”. Esse relato impactante é de Luciana, que como outras mulheres negras mora neste bairro da periferia da zona norte, J.d Peri Alto.
Sua história e de e outras moradoras (es) negras (os) compõe o minidocumentário sobre a região. O projeto se desdobrará no doc. composto por entrevistas e de uma websérie ficcional, ambas produzidas nesta localidade.

O projeto audiovisual teve início no mês de setembro de 2017 e em outubro foram gravadas as entrevistas para o minidocumentário.
A previsão de lançamento é para o mês de abril, com estréia no bairro para os moradores. Nos próximos meses serão lançadas na web as 15 entrevistas que compõem o minidocumentário do “Jardim Peri Alto em Cena”.
O Núcleo negro de pesquisa e criação (NNPC), composto por artistas negras e negros do teatro e do audiovisual, foi criado em abril de 2016. Foi neste mesmo ano, que surgiram questionamentos sobre as origens de suas famílias. A necessidade de refletir às condições da população negra no Brasil também vieram à tona.
A escolha de realizar um projeto sobre ancestralidade e memória negra no Jardim Peri Alto não se deu por acaso. Jere Nunes, que é um dos integrantes do núcleo, nasceu e cresceu no bairro.
Um dos objetivos do NNPC é, a partir dessa busca pela ancestralidade, lembranças e compartilhamentos de sonhos, dar início a uma criação de memórias de resistências coletiva capaz de ir para além dos estereótipos nos quais pessoas negras estão inseridas.
A primeira entrevista para o minidocumentário foi com a Luciana Nunes de Jesus. O vídeo já está disponível para ser assistido aqui. Para acompanhar o “Jardim Peri Alto em Cena” basta seguir a página do Núcleo negro pelo canal do youtube.