No 3º episódio do Empreende Aí Cast, “Finanças – Como devo controlar o dinheiro do negócio?”, a fundadora da Barkus Educacional, Beatriz Santos, conversa com os apresentadores Luís Coelho e Jennifer Rodrigues, sobre como planejar a grana do negócio.

A Barkus Educacional é um negócio de impacto social que tem como objetivo democratizar o acesso à educação financeira. No bate-papo, Beatriz dá algumas dicas para melhor administrar as finanças para quem quer crescer melhor e mais rápido.

“Falar sobre educação financeira é super importante, tanto no âmbito pessoal quanto em nossos empreendimentos. Meu primeiro contato com o tema foi no Ensino Médio e a grande missão, na época, foi traduzir alguns livros para entender o assunto”, conta.

“Existem plataformas e aplicativos gratuitos que podem te ajudar ou você pode fazer as contas em um caderno, mas é importante criar esse registro das receitas do negócio”, explica a especialista, que dá ainda outras dicas para empreendedoras.

O Empreende Aí Cast, um podcast dedicado às mulheres empreendedoras do Brasil, lançou o terceiro dos oito episódios idealizado pela Escola de Negócios da Periferia para Periferia, em parceria com o Itaú Mulher Empreendedora e a International Finance Corporation (IFC), organismo do Grupo Banco Mundial.

Lançado dia 4 de novembro, o podcast já está disponível nos principais aplicativos de streaming, como YouTube e Spotify. A decisão pelo formato em áudio online se deu pela busca de maior capilaridade e pela amplificação de discussões em torno do ecossistema de negócios dentre mulheres da periferia que empreendem ou desejam empreender em todo o país.

“Gerar discussões para que as mulheres enxerguem alternativas e sintam-se empoderadas para ampliar seu lugar de fala está muito ligado ao nosso compromisso de estimular o poder de transformação das pessoas. É um espaço em que as convidadas, também de realidades periféricas, contribuem por meio de suas experiências e desafios, estratégia que também guia nosso programa Itaú Mulher Empreendedora”, Luciana Nicola, Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco.

“A igualdade de gênero por meio do protagonismo das mulheres empreendedoras no Brasil é uma parte importante da estratégia da IFC para expandir a inclusão e as oportunidades econômicas no país”, comenta Rogério Santos, executivo da IFC responsável por Instituições Financeiras no Brasil e no Cone Sul.

A série de podcasts chega em um momento em que o país registra um dado impactante para sua economia. De acordo com dados do Sebrae (2019), são mais de 25 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, que representam 49% de todos os donos de empresas do país. As análises mostram que as mulheres empreendedoras são mais jovens e têm um nível de escolaridade 16% superior comparada aos homens.

Como convidadas, estão Eliane Dias, empresária e advogada à frente da gestão da carreira dos Racionais MC’s; Beatriz Santos, pesquisadora e diretora executiva da Barkus Educacional; Michelle Fernandes, sócia proprietária da grife Boutique de Krioula; Débora Luz, empresária e fundadora do Clube da Preta; Viviane Duarte, jornalista e fundadora do Plano de Menina; Ana Fontes, eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019; e Cristiane Guterres, colunista da Universa Uol e Revista Azmina e apresentadora do Fórum Itaú Mulher Empreendedora.

Nas conversas, com convidadas que vivem e atuam neste cenário de maneira inovadora, serão abordadas histórias de vida, que, ao compartilharem suas experiências sobre negócios, podem inspirar, apoiar e transformar a jornada de quem empreende na quebrada. Os temas desta temporada são:

  • Finanças Pessoais – Como devo controlar o meu dinheiro?
  • Como empreender e gerar renda em momentos turbulentos?
  • Finanças – Como devo controlar o dinheiro do negócio?
  • Como adaptar meu negócio e sair mais forte da crise?
  • Como usar WhatsApp no meu negócio?
  • Como usar Instagram no meu negócio?
  • Como vender mesmo em momentos de crise?
  • 3 formas de vender mais em qualquer negócio?

“Essa nova parceria com o Itaú Mulher Empreendedora e IFC é extremamente importante para nós por dois motivos. O primeiro é poder desenvolver um projeto baseado em um formato cada vez mais popular na sociedade, o podcast. O outro é a possibilidade em gerarmos conteúdos voltados para mulheres que vivem em regiões periféricas, público que mais atendemos nos nossos cursos”, afirma Jennifer Rodrigues, sócia fundadora da Empreende Aí.

“Agora, vamos poder levar este conteúdo para milhares de mulheres de uma forma descontraída, aliado ao conhecimento das convidadas e experiências que deram e dão muito certo até hoje”, reforça Luis Coelho, também sócio fundador da Escola de Negócios.

Temas: