astronauta negra

Mae Jemison, a primeira astronauta negra a ir para o espaço

Filha de um carpinteiro e uma professora do ensino fundamental, Mae Jemison sonhava em ser astronauta desde criança

Por Beatriz de Oliveira

16|10|2024

Alterado em 16|10|2024

No dia 17 de outubro de 1956, em Alabama, Estados Unidos, nascia Mae Carol Jemison. Filha de um carpinteiro e uma professora do ensino fundamental, ela sonhava em ser astronauta desde a infância. No dia 12 de setembro de 1992, realizou esse sonho, se tornando a primeira astronauta negra a ir ao espaço.

Na escola, a garota passava bastante tempo na biblioteca lendo sobre ciência, e principalmente sobre astronomia. Também nutria paixão pela dança: aprendeu danças africanas e japonesas, além de ballet, jazz e dança contemporânea e considerou, inclusive, se tornar uma bailarina profissional.

Aos 16 anos, ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade de Stanford e se formou em Engenharia Química em 1977, mesmo período em que conquistou bacharel em estudos afro-americanos. Logo depois, cursou Medicina na Universidade de Cornell.

Após as graduações, Mae Jemison serviu como voluntária do Corpo da Paz, atuando como médica em Serra Leoa e na Libéria de 1983 a 1985, período em que participou também de pesquisas para criar a vacina contra a hepatite B.

Em 1987, a estadunidense se candidatou ao programa de astronautas da NASA, sendo aceita como um dos 15 aprovados, entre 2.000 candidatos. Cinco anos depois, embarcou junto a outros seis astronautas em sua primeira missão espacial: a missão STS47 a bordo do Endeavour.

Durante oito dias no espaço, a astronauta conduziu experimentos sobre ausência de peso e enjoo de movimento na tripulação e nela mesma. 

astronauta negra

Mae Jemison, a primeira astronauta negra a ir para o espaço

©NASA (Great Images in NASA Description), via Wikimedia Commons

“Percebi que me sentiria confortável em qualquer lugar do universo porque eu pertencia e fazia parte dele, tanto quanto qualquer estrela, planeta, asteroide, cometa ou nebulosa”, é uma das citações da cientista, segundo o site Biography.com

Mae deixou o corpo de astronautas em março de 1993. Após sua saída, continuou atuando como cientista e palestrante. Entre outros projetos, ela lidera a organização “100 Year Starship”, que tem como objetivo enviar humanos para além do Sistema Solar nos próximos 100 anos. Hoje, a estadunidense tem 67 anos.