Livraria realiza 1º Festival de Literatura Negra da Zona Norte de SP
O festival acontece de 13 a 17 de julho, com bate-papos sobre literatura contemporânea negra com a participação de escritores, além de uma oficina de criação literária.
Por Lívia Lima
10|07|2020
Alterado em 10|07|2020
Na próxima semana, entre os dias 13 e 17 de julho, acontece o 1º Festival de Literatura Negra da Zona Norte de São Paulo – o FELLIN, de forma totalmente virtual, seguindo as orientações de prevenção diante da pandemia de Covid-19.
O evento tem curadoria e organização de Ketty Valencio, bibliotecária e proprietária da Livraria Africanidades. Criada em 2013, a partir de seu projeto de pós-graduação em “Cultura, Gestão e Economia”, o objetivo é divulgar as narrativas produzidas por escritores e escritoras negras. Recentemente, em parceria com a escritora Mel Duarte e a jornalista Jéssica Balbino, Ketty listou e divulgou a campanha “100 escritoras negras para se ler”.
Seu negócio teve início com vendas online e, em 2017, a empreendedora inaugurou a loja física, em espaço compartilhado na Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de São Paulo. Com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, a livraria segue com o comércio virtual. “Como já fazia vendas online, não tive grande impacto, seria difícil iniciar agora”.
Ketty conta que o interesse em realizar o festival vem de longe e que, seria presencial, mas, por conta da pandemia, foi adaptado aos meios digitais. “Nunca tivemos um evento grandioso na zona norte. Tem vários na sul, na leste, que prestigio bastante. Aqui já aconteceu de forma pontual, mas não tem uma tradição”.
Para o festival, que contou com apoio da Fundação Tide Setubal, a livraria promoverá bate-papos sobre diversos temas ligados à literatura contemporânea negra que contarão com a participação de escritores, além de uma oficina de criação literária. A programação acontecerá no perfil oficial do festival no Facebook e Instagram.
1º Festival de Literatura Negra da Zona Norte de São Paulo
13/07
19h20 – Abertura Fernanda Silva.
20h – Mesa 01 – 42 anos de Cadernos Negros.
Convidad@s: Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa e Miriam Alves
Moderadora: Raquel Almeida
14/07
19h20 – Performance: Victoria Sales
20h – Mesa 2 –“Nossos Passos Vem de Longe”.
Convidadas: Elizandra Souza, Bianca Santana e Jenyffer Nascimento
Moderadora: Fernanda Miranda
15/07
15h – Oficina de escrita – Paloma Franca Amorim
19h20 – Contação de histórias: Aryani Marciano
20h – Mesa 3 – Infância, território sagrado
Convidad@s: Junião e Odara Dele
Moderadora: Lu Bento
16/07
19h – Performance: Sarau Alcova
20h – Mesa 4 – Narrativas para a emancipação
Convidadas: Cidinha da Silva e Vilma Piedade
Moderadora: Ingrid Soares
17/07
19h30 – Mesa 05 – Afrofuturismo
Convidad@: Israel Neto e Lui Ain Zaila
Moderadora: Anne Quiangala
21h – Performance artística de encerramento: Poeta Valentine.