LGBTQIAPN+: conheça o significado da sigla

A sigla LGBTQIAPN+ vem sendo atualizada ao longo dos anos para incluir cada vez mais grupos. Conheça o significado por trás de cada letra.

Por Mariana Oliveira

20|01|2023

Alterado em 01|05|2024

A utilização da sigla LGBTQIAPN+ para representar a comunidade pode parecer moderna, mas as letras remontam aos anos 2000, ainda com o termo GLS, referindo-se a pessoas gays, lésbicas e simpatizantes à diversidade. Tida como excludente de outros grupos ao longo dos anos, a sigla foi alterada, incluindo novas letras para incluir mais pessoas do movimento.

O Manual de Comunicação LGBTI+, elaborado pela Aliança Nacional LGBTI+, em parceria com associações, organizações e coletivos, sintetiza informações sobre a LGBTQIAPN+, termos, datas importantes e outras informações sobre a comunidade. Conheça a explicação e significado por trás de cada letra da sigla.

Lésbica
Termo utilizado para representar mulheres que são atraídas afetiva ou sexualmente por outras mulheres, cisgênero ou transsexuais.

Gay
São conhecidos como gays os homens (cis ou trans) atraídos afetiva ou sexualmente por outros homens, também cisgênero ou transsexuais.

Bissexual
Pessoas que se relaciona afetiva e sexualmente com pessoas de ambos os sexos e gêneros.

Pessoas trans
A letra “T” engloba as pessoas travestis, transexuais e transgêneros. A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) define como transgênero as pessoas que transitam entre os gêneros. Transexual são aqueles que possuem uma identidade de gênero diferente do sexo designado no nascimento. E travesti é uma construção de gênero feminino, oposta ao sexo biológico.

Queer
O termo é utilizado para caracterizar uma abrangência maior aos termos lésbica, gay, e bissexual.

Intersexual
Se refere a uma variedade de condições com que uma pessoa nasce, apresentando uma anatomia reprodutiva e sexual que não se ajusta às definições típicas do feminino ou do masculino. Anteriormente as pessoas intersexo eram conhecidas como hermafrodita, porém o termo é depreciativo.

Assexual
É um indivíduo que não sente nenhuma atração sexual por nenhum sexo ou gênero.

Pansexual
Pessoas pansexuais não consideram o conceito de binariedade, dessa forma podem podem desenvolver atração física e se relacionar com pessoas, independente da identidade de gênero ou sexo biológico.

Não-binário

Pessoas que não se identificam totalmente com o gênero feminino ou masculino, podendo ter uma identidade de gênero fluida

+
O símbolo de “mais” é utilizado para simbolizar outras orientações sexuais, identidades e expressões de gênero que não se encaixam no padrão cis-heteronormativo, e não estão representadas nas letras anteriores.

Nova Bandeira

A tradicional Bandeira do Orgulho LGBT com as cores do arco-íris foi criada por Gilbert Baker em 1978, para o Dia da Liberdade Gay de São Francisco. As cores utilizadas representam a diversidade humana, seus significados são representados a vida no vermelho e a saúde pelo laranja. A luz do sol é identificada pelo amarelo, a natureza no verde, a arte no azul e o espírito no lilás.

https://www.high-endrolex.com/41

Image

Exibição da nova bandeira LGBTQIAPN+ durante 27ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Copacabana

©Divulgação / Internet

Em dezembro de 2022, durante a 27ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Copacabana, a bandeira ganhou uma nova versão, incluindo as cores trans, intersexo e da luta antirracista. A discussão pela atualização da bandeira já acontece há quatro anos, a intenção da atualização é representar a pluralidade e diversidade de todas as pessoas que compõem a comunidade. A nova versão unifica as bandeiras LGBTQIAPN+, do Orgulho Bissexual, das Pessoas Trans, a bandeira intersexo e as cores do movimento antirracista.

Conteúdo atualizado em 13 de setembro de 2023 para incluir a letra “N” à sigla LGBTQIAPN+