Cartão do Bolsa Família

Ju do Bolsa, a nova assistente virtual que tira dúvidas sobre programas sociais

O projeto tira dúvidas simples sobre o Bolsa Família e outros programas sociais; tem como público alvo principal mulheres negras em situação de vulnerabilidade social

Por Beatriz de Oliveira

02|10|2024

Alterado em 02|10|2024

Criada para tirar dúvidas sobre benefícios sociais do governo, a assistente virtual Ju do Bolsa pode ser acessada em diferentes canais. O projeto foi desenvolvido por assistentes sociais, pesquisadores, cientistas políticos e comunicadores, com apoio da Quid, laboratório de comunicação e mobilização para causas.

“A Ju do Bolsa foi desenvolvida como parte de um esforço estratégico para melhorar o acesso à informação para os beneficiários do Bolsa Família. O objetivo é criar um canal de comunicação confiável, acessível e acolhedor, especialmente voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social para que elas possam tirar dúvidas sobre seus direitos e benefícios”, afirma Betina Brender, diretora-adjunta da Quid.

Avatar de mulher negra

Assistente virtual Ju do Bolsa

©divulgação

Betina explica que a motivação para a criação da assistente virtual surgiu do fato de “muitas vezes as pessoas enfrentam dificuldade em acessar informações oficiais mesmo que para tirar dúvidas simples, que não deveriam implicar em precisar ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e depender de agendamento e deslocamentos”. Soma-se a isso a disseminação de informações falsas sobre políticas sociais na internet.

A diretora destaca que a Ju do Bolsa não substitui os serviços socioassistenciais, como o Sistema Único de Assistência Social, mas pretende auxiliar com dúvidas simples, como calendário de pagamento, motivos que levam ao bloqueio ou suspensão e como acessar benefícios complementares.

O atendimento ocorre por meio de chats no WhatsApp, Instagram ou Facebook. As respostas são geradas por meio do ChatGPT, usando uma base de dados criada para o projeto, que abrange o Bolsa Família e outros programas sociais. Caso a assistente virtual não consiga solucionar o problema, o usuário é direcionado para um atendimento humano.

O público-alvo do programa são famílias em situação de vulnerabilidade que buscam informações confiáveis sobre o Bolsa Família e outros benefícios sociais. Dentro desse cenário, o foco principal são as mulheres. Nota-se que, segundo dados de 2023, as mulheres negras são a maior parcela de pessoas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo, representando 38,5%.

“Nosso foco é contribuir para que essas mulheres tenham informações para acessar seus direitos de forma descomplicada e segura, oferecendo suporte contínuo. Sabemos que quando fortalecemos essas mulheres, estamos fortalecendo famílias inteiras”, pontua Betina.

SERVIÇO
Chats interativos da Ju do Bolsa: WhatsApp, Instagram e Facebook.