Frida Kahlo: conheça cinco curiosidades sobre a pintora mexicana
Em celebração aos 116 anos da pintora mexicana Frida Kahlo, reveja cinco curiosidades de sua vida e trajetória.
Por Mariana Oliveira
06|07|2023
Alterado em 06|07|2023
@nosmulheresdaperiferia Se viva, hoje a pintora mexicana Frida Khalo completaria 116 anos. Confira 5 curiosidades sobre sua vida #fridakhalo #aniversario #feminismo
♬ som original - Nós, mulheres da periferia
Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, conhecida mundialmente como Frida Kahlo, nasceu em Coyoacán, no México, no ano de 1907. Sua história é permeada por tragédias, relacionamentos amorosos intensos e luta política. Através de sua arte, Frida expressou de forma refinada e autêntica sua vida pessoal, mesclando elementos de realismo e fantasia.
Frida Kahlo comemoraria mais um aniversário nesta quinta – ela faria 116 anos. Por isso, listamos cinco curiosidades sobre sua trajetória.
Frida nasceu e morreu na mesma casa, no prédio conhecido como “La Casa Azul”, que atualmente abriga o Museu Frida Kahlo. A artista morreu aos 47 anos, com seu óbito registrado como pneumonia. No entando, especula-se que tenha sido suicídio, levando em conta suas tentativas anteriores, a última anotação em seu diário e a quantidade de remédios que tomava.
Frida Kahlo é aclamada como uma mestra dos autorretratos, nos quais representava seus amores, paixões, abortos, influência política, entre outros temas. Ao longo de sua carreira, pintou um total de 143 quadros, dos quais 55 são autorretratos. Sua arte se tornou um símbolo poderoso do feminismo.
Embora Frida tenha nascido em 1907, em algumas ocasiões ela afirmava ter nascido em 1910, o ano da Revolução Mexicana. Esse conflito de datas pode estar relacionado ao seu desejo de se conectar com o movimento popular formado por dissidentes do governo, camponeses e indígenas, motivada principalmente pela exploração capitalista e injustiça social.
Frida e seu marido, o também pintor Diego Rivera, eram membros do Partido Comunista Mexicano (PCM). Em 1937, auxiliaram Leon Trótski solicitar asilo ao governo mexicano, acolhento o revolucionário em em “La Casa Azul”. Seu quadro “Self Portrait”, de 1937, foi dedicado ao líder.
Seu casamento com Diego Rivera foi tumultuado. Na época em que se casaram, ela tinha apenas 22 anos, enquanto ele tinha o dobro da idade. Frida, que era assumidamente bissexual, também manteve relacionamentos extraconjugais com homens e mulheres. Embora tenham se divorciado em 1939, o casal reatou o matrimônio um ano mais tarde e permaneceu junto até a morte da pintora.