Festival Palmares de Cinema homenageia mulheres negras com categoria “Adélia Sampaio”

O Fepalcine – Festival Palmares de Cinema chega a sua 3ª edição, realizado nos dias 5 e 6 de março no Teatro da Fábrica de Cultura de Vila Curuçá, das 12h às 17h, com entrada gratuita. Neste ano, o festival terá quatro categorias que contarão com curadorias de representações importantes na periferia de São Paulo. […]

Por Redação

04|03|2016

Alterado em 04|03|2016

O Fepalcine – Festival Palmares de Cinema chega a sua 3ª edição, realizado nos dias 5 e 6 de março no Teatro da Fábrica de Cultura de Vila Curuçá, das 12h às 17h, com entrada gratuita. Neste ano, o festival terá quatro categorias que contarão com curadorias de representações importantes na periferia de São Paulo. Umas das categorias é chamada “Adélia Sampaio”, uma homenagem à primeira mulher negra a se tornar diretora. Os curtas e longas apresentados serão sobre questões étnico raciais enfrentadas pela comunidade negra no Brasil, em especial, com recorte de gênero, seja pelo conteúdo ou por terem sido dirigidas e/ou roteirizadas por mulheres negras.
A curadoria desta categoria de mulheres negras é assinada por Renata Martins, cineasta, dirigiu e roteirizou o curta metragem “Aquém das Nuvens, exibido em mais de dez países e premiado no Festival Unasur, na Argentina, e no Concurso TalTV (Televisão da América Latina). É uma das roteiristas da premiada série “Pedro & Bianca”, ganhadora do Emmy Internacional Kids Awards 2013, na categoria Melhor Série Infanto Juvenil, e do Prix Jeunesse Iberoamericano 2013 e Internacional em 2014 na categoria “ficção para o público de 12 a 15 anos”. Criou o projeto “Empoderadas”, websérie documental voltada à valorização das mulheres negras, que foi listado pelo Think Olga como um dos projetos mais inspiradores de 2015.
Leia aqui a entrevista com a cineasta Renata Martins
cena do curta metragem O dia de Jerusa estrelado por Léa Garcia
Outras categorias fazem parte do festival
Em África: as produções deste tema foram realizadas no continente africano. O curador será Gerson Brandão, que atua 15 anos nas questões raciais e de juventude. Foi membro do Coletivo Griots e atuou como pesquisador da cultura negra.
Na quebrada: as produções serão com foco nas periferias do Brasil e do mundo. Com curadoria de Akins Kintê, poeta, escritor, cineasta e arte-educador e organizador do Sarau no Kintal.
ZL em Movimento: produções ambientadas na Zona Leste da cidade de São Paulo. Essa categoria apresentará alguns filmes exibidos nas edições anteriores. Com curadoria de Paulo Camargo, professor, escritor, cineasta, dramaturgo. Atuou em diversos filmes nacionais e produziu os longas “Rua Dois”, premiado no festival de 2015, e “Jaguaporeruba”.
Nas edições anteriores o festival tinha o nome de SP Leste em Movimento – Festival de Cinema da Zona Leste. Neste ano, o evento passa a se chamar Fepalcine (Festival Palmares de Cinema), fazendo referência ao mais conhecido quilombo brasileiro, representando à resistência e luta da população negra no país.
Para ver a programação completa clique aqui
Serviço:
FEPALCINE – FESTIVAL PALMARES DE CINEMA
ABERTURA: Dia 4/03, às 19h, no Teatro do CEU Vila Curuçá, na Av Marechal Tito, 3452, Itaim Paulista.
DEMAIS ATIVIDADES: Dias 5 e 6 de março de 2016, das 12h às 17h, no Teatro da Fábrica de Cultura de Vila Curuçá, na Rua Pedra Dourada, 65, no Jardim Robru. O espaço fica na Rua Pedra Dourada, 65, Jardim Robru.
A abertura acontece no dia 4 de março, com mesa de debate com os curadores, no CEU Curuçá.