Faculdades adquirem chapéus de formatura para cabelos cacheados e crespos
Quatro novos tipos de capelos foram criados em parceria entre Vult e Dendezeiro
Por Beatriz de Oliveira
12|04|2024
Alterado em 12|04|2024
No momento da formatura, o uso da beca e do capelo são marcantes. Assim como o ato de jogar o chapéu de formatura para o alto, como forma de comemoração. No entanto, estudantes com cabelos cacheados e crespos nem sempre conseguem usar esse item. Pensando num capelo que atenda a diversidade de cabelos da população brasileira, profissionais da Dendezeiro, marca baiana agênero e especialista na pluralidade dos corpos, criaram novos tipos do produto.
Hisan Silva e Pedro Batalha, diretores criativos da marca, produziram quatro versões de capelos. O primeiro é pensado para cabelos com dreads ou trançados, tem estrutura rígida frontal e maleável através de um lenço para amarração. O segundo é para usar com longos coques, turbantes ou penteados altos, e conta com uma abertura circular no topo. O terceiro atende a cabelos volumosos, crespos ou cacheados, e contém pentes para fixar. Já o quarto encaixa em qualquer cabelo ou penteado, com uma estrutura passadeira na abertura para fixação.
GALERIA 1/3
A ação foi criada em parceria com a marca de cosméticos Vult, criando o movimento #RespeitaMeuCapelo. Conta ainda com um mini-documentário, com a presença de ex-universitárias recriando suas fotos de formatura com a possibilidade de usar o capelo. Há também o depoimento da professora dra. Joana Angélica, primeira reitora negra de uma universidade no Brasil.
A iniciativa vai produzir 1000 unidades de capelos para as formaturas das instituições Zumbi dos Palmares e Universidade Federal do Sul da Bahia. Os designs das peças poderão ser baixados neste link.