
Faça você mesma: 5 perfis de mulheres que ensinam decorações e reformas
Conteúdos incluem tutoriais de projetos com materiais recicláveis e transformações de ambientes gastando pouco
Por Beatriz de Oliveira
16|12|2024
Alterado em 16|12|2024
Reformar e decorar a casa não precisa ser sinônimo de altos gastos e dor de cabeça. É isso que mostram criadoras de conteúdos desse ramo. Selecionamos cinco perfis de mulheres que ensinam decorações e reformas de maneira acessível, no estilo DIY (faça você mesmo, na sigla em inglês). Confira!
Daiani Gonçalves (@daianioficial)
Daiani Gonçalves publica vídeos que te ensinam a fazer reformas, restaurações e projetos com materiais recicláveis e móveis achados no lixo. Entre as transformações registradas pela criadora de conteúdo estão um cantinho de café feito a partir de grade de cama, sofá feito com pallets e cachepô (vaso decorativo) feito com latas de leite em pó.
Tati Silva (@tatidecor.a)
Tati Silva ensina suas seguidoras a fazer decorações criativas e de baixo custo, incluindo transformações de ambientes, restauração de móveis e reutilização de materiais considerados lixo, como restos de madeira e plástico. Entre os conteúdos, estão um passo a passo para fazer poltrona com garrafa pet e ideias para transformar um quarto pequeno gastando pouco.
Paloma Cipriano (@palomacipri)
Paloma Cipriano ensina a fazer reformas e decorações em casa, inclusive com tutoriais de como rebocar parede, passar massa corrida de maneira fácil e instalar pisos. Os vídeos da youtuber incluem um cantinho de café com uma tábua de passar velha e uma piscina de caixa d’água.
Liziane Porfirio (@lizirenova)
Liziane Porfirio foca em decorações acessíveis. Os vídeos mostram decorações de natal, luminárias com palito de picolé, vaso de planta com balde velho e restauração de móveis antigos.
Ráisa Guerra (@maniadedecoracao)
A design de interiores e jornalista Ráisa Guerra faz tutoriais de decoração de maneira simples e criativa. Entre os conteúdos, estão ideias de reformas para casa alugada, luminária com palitos de churrasco e móvel para esconder caixa de areia de gato.
Nova lei garante reconstrução dentária pelo SUS, mas exige comprovação de violência doméstica
Conversamos com Masra Abreu, da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), sobre a Lei 15.116/2025, seus avanços, os riscos de exclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade e os caminhos para que a reparação seja, de fato, integral e transformadora