Estéticas das Periferias: festival celebra cultura LGBTQIAP+

12ª edição do Estéticas das Periferias aborda diversidade a partir da cultura Ballroom, baile em que as pessoas se reúnem para disputar

Por Lívia Lima

02|09|2022

Alterado em 02|09|2022

Esta semana destacamos em nossa dicas o Festival Estéticas das Periferias, evento promovido pela organização Ação Educativa, que há mais de uma década tem o intuito de valorizar a produção artística das margens de São Paulo. 

Com um enfoque diferente a cada ano, em 2022 o encontro assume o enfrentamento ao preconceito contra a população LGBTQIAP+. Com o tema “Ballroom: orgulho e resistência”, as atividades são inpiradas na cena cultural das comunidades negras e latino-americanas, com protagonismo de mulheres trans e gays negros que na década de 60 em Nova York (EUA), criaram e ocuparam espaços para celebração da diversidade de gênero, raça e orientação sexual.

Confira alguns destaques da programação:

Vó Suzana e Samba da Vela

No sábado, dia 3, às 15h, o Sesc Interlagos recebe o show de Suzana Francelina Freitas, membra da Comunidade Samba da Vela, onde passou a ser conhecida como Vó Suzana. No show, a cantora e compositora apresenta um repertório repleto de músicas autorais, baseado em seu primeiro álbum solo, “Minha existência”, produzido em 2019.

Vozes Ballroom

O Encontro Estéticas das Periferias recebe a 2ª edição do Vozes Ballroom, promovido pelo coletivo Casa de Mutatis. O evento exalta artistas da música que fazem parte da cena Ballroom e nesta edição trará as transmasculinidades como tema central.

O Vozes Ballroom vai rolar no Espaço Cultural Periferia no Centro, na Ação Educativa, no dia 02/09 das 18h às 22h, com participação de DJ King e DJ Joseph, pocket show de All Ice e Pamka e performance de Caê 007. 

02/09, das 18h às 22h
Ação Educativa -| Espaço Cultural Periferia no Centro: Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque.

Lorraine Dazaria

Na sexta-feira, dia 2 de setembro, a Okupação Cultural Coragem, em Itaquera, na zona leste, vai receber Lorraine Dazária, idealizadora, vocalista e compositora da banda Verônica Decide Morrer, grupo formado em 2010 na cidade de Fortaleza (CE).

Atualmente, a cantora vem trabalhando em seu projeto solo misturando ritmos e influências que vão do Pop (funk/eletro/dub) ao Rock sem perder suas raízes vindas do Glam/New Wave. O show promete performances alucinantes; sua marca registrada nos palcos.

Músicas que marcaram sua trajetória junto ao grupo e novas canções que abordam suas vivências por entre as ruas e a solidão da travesti num mundo em pandemia fará parte do repertório.

02/09, às 19h
Okupação Cultural Coragem: Rua Vicente Avelar, 53 – Conjunto José Bonifácio.

Feira do Livro Periférico

No sábado, dia 3, o espaço cultural Casa das Rosas, na Avenida Paulista, promove a Feira do Livro Periférico, a partir das 10h. No local também acontecem, às 17h,  o lançamento do livro ‘A formação das sujeitas e dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo’, do professor e pesquisador Tiaraju D’Andrea, e um campeonato de Slam. 

02/09, a partir das 10h.
Casa das Rosas: Avenida Paulista, 37.

Circuito Mães do Morro

O Coletivo Mães do Morro reúne na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte, linguagens do território noroeste, com o objetivo de ampliar a divulgação, o conhecimento e a valorização de artistas periféricos com participação musical de Guetto Verde Sistema de Som, com as cantoras Sistah Mari, Denise D’Paula e MC Mimaya, aulão de dancehall com Kleytin e roda de conversa “Gênero no mercado de trabalho”.

03/09, às 14h.
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha: Rua Franklin do Amaral, 1575.