desenho de mulheres negras

Entre traços e histórias: quadrinistas negras que transformam narrativas

As artistas pautam temas diversos através da união entre desenhos e textos

Por Beatriz de Oliveira

14|08|2025

Alterado em 14|08|2025

Ao unir desenhos e textos de forma harmônica e criativa, as histórias em quadrinhos se tornam espaços que permitem tratar desde temas cotidianos e cômicos até assuntos mais profundos e reflexivos. Como forma de incentivar a leitura de HQs, reunimos neste texto indicações de cinco quadrinistas negras. Confira! 

Bennê Oliveira

GALERIA 1/2

Bennê Oliveira é ilustradora e quadrinista © reprodução internet

Série em quadrinhos "Leve Mente Insana" © reprodução Instagram @leve.mente.insana

Bennê Oliveira é uma ilustradora e quadrinista nascida e criada em Recife (PE). É criadora da série em quadrinhos “Leve Mente Insana”, em que trata de assuntos cotidianos, autobiográficos e da rotina de uma família suburbana. Seus traços também estão presentes nas histórias “A santa feminista”, “Neosacerdotisas: revolução íntima e o renascimento feminino” e “A bordo do Beagle: uma aventura pela APA Costa dos Corais”.

Marília Marz

GALERIA 1/2

Marília Marz é formada em arquitetura e trabalha como ilustradora e quadrinista © reprodução internet

“Tapume em Quadrinhos” © reprodução Instagram @mariliamarz

Marília Marz é formada em arquitetura e trabalha como ilustradora e quadrinista, e é também chargista do jornal Folha de São Paulo. Entre suas obras, está a HQ “Indivisível: Uma História de Liberdade”, que explora e discute a cultura negra e leste asiática presentes no bairro da Liberdade, em São Paulo (SP). Vale destaque também a obra “Tapume em Quadrinhos”, feita para ilustrar o tapume da obra de restauro da Capela dos Aflitos, na Liberdade.

Helô Rodrigues

GALERIA 1/2

Helô Rodrigues é ilustradora e quadrinista © reprodução

Tirinhas “Quadrinhos com Jambu” © reprodução Instagram @heloilustra_

Helô Rodrigues é ilustradora, quadrinista e cofundadora do Tipiti, estúdio criativo feito por mulheres na Amazônia. A artista de Belém (PA) conta com bom humor sobre o jeitinho de viver paraense através das tirinhas “Quadrinhos com Jambu”. Participa também da “Zagaia”, uma publicação de HQs afroamazônidas, produzida por jovens artistas descendentes de pretos e indígenas.

Dika Araújo

GALERIA 1/2

Dika Araújo é uma artista visual está entre as quadrinistas negras © reprodução internet

'Shuri and T'Challa: Into The Heartlands', © reprodução Instagram @dikaraujo

Natural de São Luís (MA), Dika Araújo é uma artista visual e quadrinista. Entre seus trabalhos estão ‘Shuri and T’Challa: Into The Heartlands’ (Pantera Negra: No Coração de Wakanda), publicada pela Marvel e que se passa na fictícia Wakanda de Pantera Negra. Também é uma das artistas participantes das HQs “Amor em Quadrinhos” e “Melaço”. 

Flávia Borges

GALERIA 1/2

Flávia Borges é ilustradora e quadrinista © reprodução internet

Uma adaptação em quadrinhos da música Triple Dog Dare da Lucy Dacus © reprodução Instagram @breezespacegirl

Flávia Borges, que também assina como Breeze Spacegirl, é ilustradora e quadrinista da zona leste de São Paulo (SP). Em 2018, lançou sua primeira história em quadrinhos: a “Maré Alta” conta a história de Carol, que horas antes de partir para uma viagem com Manu, precisará mergulhar em um processo de autoconhecimento e autoaceitação.