Para o Nós seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, precisamos da sua ajuda. Acesse nossa campanha de financiamento no Catarse e veja como contribuir a partir de R$ 10
Dicas de livros e filmes que botam a nossa cabeça para pensar
Nas Dicas da Semana da jornalista Livia Lima, você vai tirar um lazer, mas também refletir sobre diferentes condições e experiências sociais.
Por Lívia Lima
18|03|2022
Alterado em 18|03|2022
Nesta semana, Nós indicamos algumas dicas culturais que trazem lazer e também reflexões importantes.
Com livros, filmes e oficinas, é possível tirar um lazer, mas também refletir sobre diferentes condições e experiências sociais.
Quem topa?!
Cine Aids
Wellen Santana, artista que estará no Cine Aids.
©Cine Aids
Insurgências PositHIVas: Cine Aid$ é uma atividade desenvolvida pela coletiva Loka de Efavirenz que conta com a exibição de obras cinematográficas produzidas por pessoas vivendo com HIV/AIDS seguida de debate e de uma atividade de expressão corporal.
O evento acontecerá em São Paulo no sábado, dia 19 de março, entre 15h e 17h, no Espaço Cultural Periferia Preta, localizado no bairro do Sapopemba, zona leste da cidade.
A curadoria do programa de curta-metragens que será exibido é do coletivo estadunidense Visual AIDS. A atividade traz com exclusividade pela segunda vez ao Brasil um programa de sete filmes que destacam o ativismo pioneiro da aids e diálogos entre gerações, considerando a urgência contínua do HIV/AIDS, enquanto revisita suas narrativas culturais ressonantes das últimas três décadas.
O Espaço Periferia Preta fica na Avenida Sapopemba, 11426 (bem em frente à Estação Sapopemba do monotrilho).
Cabelos de algodão
Wynne Carvalho, jornalista autora do livro.
©divulgação
Qual pessoa negra nunca escutou alguém se referir aos seus cabelos como “cabelo duro”? É esse termo que movimenta a história de Dada, uma criança que, na escola, escuta pela primeira vez a forma pejorativa de se referir aos seus cabelos.
O livro “A menina dos cabelos de algodão” é o primeiro livro infantil da jornalista baiana Wynne Carvalho, 26, que venceu um concurso da editora Uirapuru, pela qual lança a publicação.
Com nomes africanos, os personagens carregam traços pensados com muito carinho e cuidado para gerar identificação nas crianças. O objetivo do livro é falar sobre auto amor, autoestima e representatividade de forma leve e dinâmica. É possível adquirir a obra pelo site da editora.
Corpas
Episódio 1 – Filhas da dita.
Neste sábado, dia 19 de março, o Núcleo Teatral Filhas da Dita, coletivo da Cidade Tiradentes (SP), disponibiliza o segundo episódio da websérie Corpas.
Corpas é um experimento cênico audiovisual de textos autorais, aborda a experiência da presença de corpas dissidentes na sociedade e suas tecnologias. O primeiro episódio já está disponível e as transmissões acontecem na página do grupo no Facebook.
Encruzilhada
A primeira atividade será com a escritora Daise Lima.
©divulgação
Neste sábado também o coletivo Encruza Estrela Dalva de Campinas (SP) dá início ao projeto Encruzilhada Estrela Dalva e outras ações editoriais, literárias e poéticas, todas focadas no protagonismo, acesso e oportunidade, visibilidade e reconhecimento das mulheres negras, pretas e pardas, de todas as idades, experiências de vida.
A primeira atividade será com a escritora Daise Lima e ao longo do ano acontecerão ações com Lubi Prates, Luz Ribeiro, dentre outras. As atividades são gratuitas e online para participar é necessário se inscrever pelos formulários que o coletivo vai divulgar nas redes sociais.