Dicas da semana: celebre a dor e delícia de ser mulher
Trazemos uma seleção de atrações culturais para o fim de semana que nos fazem refletir sobre o que é ser mulher. Confira!
Por Lívia Lima
29|04|2021
Alterado em 29|04|2021
Nesta edição de nossas Dicas da Semana a gente se pergunta: ser mulher é difícil, né? Como segurar essa barra? Bem, a gente sabe que sempre temos mais dias de luta que de glória, mas convidamos vocês a refletir e aproveitar o que for possível, nos apoiando umas nas outras. Vamos juntas?!
Slam das Minas
Nesta sexta-feira, dia 30 de abril, às 19h, acontece no Instagram uma edição online do Slam das Minas SP. Quem tiver interesse em participar da batalha de poesias, e concorrer à premiação da noite, pode dar um salve no perfil das minas neste post.
Essa gente que menstrua
No sábado, 1º de maio, às 21h, acontece a primeira apresentação virtual da peça “Essa gente que menstrua” da Cia Essa Gente Que, formada por mulheres periféricas que desenvolvem a pesquisa e trabalho desde 2018 e adaptaram o espetáculo para o formato online.
A peça conta a história de quatro cavaleiras do feminismo que cravam as trincheiras da luta contra o patriarcado diante dos olhos do público. Com seus Corpos-Mulheres, grávidas da experiência de ser o que se é – Mulher no Século XXI, buscam parir o caminho para um novo tempo.
A apresentação acontece no perfil da Coletiva Femisistahs.
Todos os olhos em mim
Como sugestão de leitura, o Nós indica o livro “Todos os olhos em mim”, da jornalista Aline de Campos, lançado na última quinta-feira, que discute a presença do racismo nos relacionamentos inter-raciais
A obra é resultado do trabalho de conclusão de curso em jornalismo da autora e reúne diferentes passagens e histórias na vida de cada uma das pessoas ouvidas para a construção da obra, que, segundo a autora, é indicada às pessoas que não compreendem a importância da discussão sobre raça no país.
“Aliando a busca por informações sobre o assunto e analisando as relações amorosas em minha própria família – em maioria, as mulheres da minha família não são brancas, mas também não são lidas socialmente como negras pela pele clara e muitas delas casaram-se com homens negros – , surgiu a ideia de estudar relacionamentos inter-raciais”, conta a escritora.
O livro está disponível para compra no site da editora Quintal Edições.
De mãe para mãe
O Dia das Mães está chegando (9 de maio) e a nossa sugestão para presenteá-las é fortalecer o trabalho de empreendedoras e empreendedores da quebrada.
Uma iniciativa da Bora Lá – Agência de Comunicação Popular e parceiros mapeou e reuniu em um catálogo 57 negócios das periferias onde é possível escolher o presente para as mães e realizar as compras online.
O CATA LOGO de Quebrada é uma ação voluntária de apoio aos pequenos negócios das periferias da cidade de São Paulo e está disponível no link: bit.ly/catalogodemaes