
Dicas da Semana: 4 festivais para vivenciar arte, política e periferia
As indicações reúnem eventos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador
Por Beatriz de Oliveira
22|08|2025
Alterado em 22|08|2025
Nesta edição do Dicas da Semana, o Nós, mulheres da periferia, traz indicações de festivais que acontecem entre agosto e setembro. Com foco em arte periférica, movimento de mulheres negras e audiovisual, os eventos são gratuitos. Confira!
Festival Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver
No sábado (23), o Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Rio de Janeiro (RJ), será palco do Festival Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver. A programação tem início às 10h e contará com debates sobre a Marcha das Mulheres Negras e sua importância para o combate ao racismo patriarcal cis-heteronormativo, além de rodas de samba, atividades de artesanato, gastronomia e recreação para crianças.
O evento terá a presença de diversas personalidades negras, como Conceição Evaristo, Lúcia Xavier, Luyara Franco, Juliana Alves, Jacqueline Gomes de Jesus e Helena Theodoro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link. Para mais informações, acesse o perfil do festival no Instagram.
Encontro Estéticas das Periferias
Entre os dias 26 e 30 de agosto, acontece a 15ª edição do Encontro Estéticas das Periferias, evento que promove a valorização da arte periférica em São Paulo (SP). Estão previstas mais de 15 atividades gratuitas em diferentes locais da cidade. O tema deste ano é: “Nas batalhas do mundão, o palco é na quebrada”
A abertura do festival ocorrerá com o espetáculo “Batalhas – Entre luta e sonhos”, que se inspira nos universos e confrontos de MCs, rappers, dançarinos e slamers para ampliar um ponto de vista genuinamente periférico: os duelos cotidianos da vida e a superação pelos processos de confraternidade. A programação completa está disponível neste link.
FLIRO – Festa de Literatura e Roteiro
A primeira edição da FLIRO – Festa de Literatura e Roteiro acontecerá em Salvador (BA), entre os dias 12 e 14 de setembro. Serão mais de 20 horas de atividades gratuitas, reunindo roteiristas, pesquisadores e escritores. Os homenageados do festival são os roteiristas baianos Elísio Lopes Jr e Ceci Alves.
A programação conta com cinco painéis, dois relatos de experiência e uma oficina de introdução ao roteiro. Entre os convidados, estão a carioca Luh Maza, que trabalhou no roteiro de Sessão de Terapia (Globoplay), Da Ponte Pra Lá (HBO Max), foi consultora em De Volta Aos 15 (Netflix) e roteirista-chefe da adaptação inédita de Torto Arado. Para mais informações, acesse o perfil do festival no Instagram.
Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo
Até o dia 31 de agosto acontece a 36ª edição do Kinoforum, o Festival Internacional de Curtas de São Paulo. A programação é gratuita e reúne 253 filmes de 60 países, os quais podem ser vistos em espaços como Cinemateca Brasileira, CineSesc, MIS e salas do Circuito Spcine.
Entre os filmes nacionais estão “Bela Lx-404”, de Luiza Botelho, e “Distraída para a morte”, de Jeferson De. Nesta edição, o festival presta homenagem a Zita Carvalhosa, fundadora e idealizadora do Kinoforum, que faleceu em julho deste ano. A programação completa está disponível no site do evento.