Creche, primeira infância, mães

Conversa de Portão #70: Por que precisamos lutar pelas creches?

Pedagoga Luciana Alves, explica a relevância da creches enquanto direito na perspectiva da vida de mães com crianças na primeira infância.

Por Mariana Oliveira

19|10|2022

- Alterado em 19|10|2022

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, sendo a creche um direito das crianças. Em 2021, o Censo Escolar, mostrou que mais de 650 mil crianças de até cinco anos saíram da escola entre 2019 e 2021.

Para discutir o direito à Educação Infantil de qualidade, convidamos a pedagoga e autora do livro “Ser branco” (2013), Luciana Alves, para o episódio 70 do podcast Conversa de Portão. A doutoranda em Educação, com foco em Educação Infantil e relações raciais, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), explica porque toda a sociedade precisa lutar por ela

As jornalistas Mayara Penina e Jéssica Moreira, questionaram  Luciana sobre a importância de olhar para primeira infância como prioridade em planos de governo em um ano eleitoral. Luciana explica que, “creche é um direito e não um favor para a mãe trabalhadora””.

Em suposição, em um futuro sem creches, Luciana relata que os perigos podem vir em modo de cascata, afetando as crianças, por perder uma instituição qualificada e as mulheres, que aos poucos saem do mercado de trabalho para cuidar de seus filhos. ”Tem habilidades que você só consolida na primeira infância. Seria um desastre se a gente não desse atenção à primeira infância em contextos institucionais”.

Ouça ao episódio

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, mulheres da periferia em parceria com o Universa – UOL. Publicamos episódios novos toda terça-feira. A produção é de Carol Moreno e a identidade sonora e edição é da Trilhará.