“Pesquisa Datafolha”, pontos percentuais, empate técnico. O que significam esses termos? O que são e como as pesquisas eleitorais funcionam?
Tainá Pereira, coordenadora política do Mulheres Negras Decidem
Para responder a estas perguntas, Mayara Penina e Semayat Oliveira conversam com Tainá Pereira, coordenadora política do Mulheres Negras Decidem.
“Pesquisas são instrumentos importantes na disputa eleitoral, principalmente no que diz respeito ao comportamento do eleitor que demonstra a qualidade de influência dos números que aparecem na pesquisa para a decisão final sobre quem votar”.
A busca por “intenção de votos” é o modelo mais conhecido, Tainá explica que o modelo também pode ser utilizado para captar outras informações como avaliação de governo, avaliação de pauta defendidas por candidatos, perfil do eleitor e outros.
Um ponto importante é entender quem está encomendando a pesquisa e como as perguntas foram formuladas. Dessa forma, podemos compreender se a solicitação de pesquisa foi ou não enviesada. Importante prestarmos atenção também no modo com que são veiculadas, as informações devem ser ponderadas e levadas em consideração na hora da escolha dos candidatos.
Mayara e Semayat relevam que nunca foram abordadas para responder a pesquisas como essas. Tainá explica que é realmente difícil ser abordado em decorrência ao pequeno período de tempo de pesquisa, o número da população e o total de pessoas entrevistadas em cada amostragem. “Isso faz com que de fato o número de pessoas que responde a essas pesquisas seja bastante reduzido, considerando o universo da população brasileira, que é de mais de 210 milhões de pessoas”, finaliza.
Ouça ao episódio na íntegra:
O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.