Foto mostra mulher negra segurando um caderno

Conversa de Portão #64: o que fazem as assessoras políticas?

Juliana Gonçalves, assessora parlamentar da deputada estadual Érika Malunguinho, conversa com Mayara Penina e Jéssica Moreira sobre as atribuições dessa função

Por Amanda Stabile

06|07|2022

- Alterado em 14|07|2022

Você já se perguntou quem atua nos bastidores da política? Quem cuida de tudo para que os parlamentares possam cumprir a função para a qual foram eleitos? Para responder a essas perguntas, as jornalistas e cofundadoras do Nós, mulheres da periferia, Mayara Penina e Jéssica Moreira, convidaram Juliana Gonçalves, assessora parlamentar da deputada estadual Érika Malunguinho, para a 64ª edição do Conversa de Portão

“A assessoria parlamentar dá condições para que a pessoa que foi democraticamente eleita cumpra  suas propostas e as incumbências do mandato”, explicou Juliana. São esses profissionais que cuidam para que todos os setores – financeiro, logístico, a gestão de pessoas, a comunicação e a articulação política – atuem conforme o projeto político. 

Juliana explica que a Mandata Quilombo, como é chamado o mandato de Malunguinho, é 100% composta por pessoas pretas. Isso traz um cenário em que os “BOs” são muitos. “Tem toda a complexidade de: construir a política que a gente acredita dentro da institucionalidade; e a de estarmos aquilombadas ali, entre pessoas negras, e entender o que tudo isso significa, entre as dores e as delícias do que já aconteceu com o nosso povo”, aponta.

Dentre as habilidades necessárias para ser assessora parlamentar, Juliana apontou que é preciso:

  • Ter interesse e compromisso com projetos políticos coletivos;
  • Ouvir, que é algo essencial para entender as demandas; e
  • Entender seus limites, se humanizar.

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.