Mulher negra com mascara olha para o horizonte

Conversa de Portão #60: Por que será que estamos tão ansiosas?

Ansiedade é o tema do 60º episódio do podcast Conversa de Portão, que estreia nova temporada.

Por Beatriz de Oliveira

07|06|2022

- Alterado em 22|06|2022

O podcast Conversa de Portão voltou! No primeiro episódio da nova temporada as jornalistas e cofundadoras do Nós, mulheres da periferia Jéssica Moreira e Mayara Penina lançam a pergunta: Por que será que estamos tão ansiosas?

Segundo dados de 2019 da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Mais de 9% da população convive com esse transtorno, que pode se manifestar de diferentes formas. Para Mayara Penina, o sentimento é recorrente. “A ansiedade para mim tem sido constante. Eu vou dormir ansiosa e acordo ansiosa, pensando sempre na minha próxima tarefa”, conta.

Essa ansiedade em relação ao futuro ganhou novos contornos durante a pandemia da Covid-19. O medo de sair de casa e de se contaminar se somou às demais preocupações do dia-a-dia.

Mas é preciso diferenciar o sentimento e o transtorno de ansiedade. Quem explica isso é a convidada Lorna Alves, psicóloga com formação em terapia comportamental dialética. Ela afirma que é normal ter ansiedade com algumas situações do cotidiano, sentir medo de algo pode ser uma forma de proteção. O cenário se torna um transtorno quando a ansiedade passa a atrapalhar os afazeres da vida. É possível identificar o transtorno a partir de alguns sintomas físicos, como coração acelerado, tensão muscular e sensação de cansaço.

“O diagnóstico de pessoas com transtorno de ansiedade aumentou devido ao aumento do acesso à informação. Nosso pensamento foi se tornando cada vez mais evoluído, mas o nosso corpo não estava preparado para receber tudo isso” afirma a psicóloga.

Para quem tem transtorno de ansiedade o tratamento indicado é a terapia, o que nem sempre é uma possibilidade para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Não dá pra gente dizer que a saúde mental é acessível porque não é. Tem muita gente que nunca ouviu falar em psicólogo, como essas pessoas ficam?”, diz Lorna.

A população brasileira se mostra preocupada com sua saúde mental. Pesquisa publicada pela consultoria de pesquisa de mercado Ipsos em 2021, mostrou que 75% dos entrevistados no Brasil pensam sobre sua própria saúde mental com muita ou considerável frequência. É o maior percentual entre os 30 países que participaram do estudo.

Ouça ao episódio!


O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, mulheres da periferia em parceria com UOL Plural, publicamos novos episódios toda terça-feira. Com produção de Carol Moreno e identidade sonora de Trilhará.