Deusa de Ébano Ilê_Aiyê_2023

Conheça a Deusa do Ébano de 2023, rainha do bloco Ilê Aiyê

Após dois anos em pausa, o concurso elege Dalila Santos de Oliveira, de 20 anos, a rainha do bloco afro Ilê Aiyê, escolhida na Noite da Beleza Negra

Por Semayat S. Oliveira

06|02|2023

Alterado em 01|05|2024

No último sábado, 28 de fevereiro, o público encheu a Senzala do Barro Preto, sede do bloco afro Ilê Aiyê, no bairro da Liberdade, em Salvador (BA), para a 42ª Noite da Beleza Negra. A dançarina e coreógrafa Dalila Santos de Oliveira, de 20 anos, foi eleita a nova Deusa do Ébano do bloco afro Ilê Aiyê.

Ela é moradora do bairro de Pernambués, periferia de Salvador, é dançarina e coreógrafa e participou do concurso pela primeira vez. Depois de dois anos suspenso por causa da pandemia, o evento reuniu 14 mulheres negras finalistas e, pela primeira vez, houve a participação de uma mulher trans.

Em entrevista à Televisão Pública do Estado da Bahia, Dalila agradeceu às mulheres que contribuíram para que participasse do concurso.

“Estou realizando um sonho que não é só meu, mas de muitas, como as professoras que me acompanhavam desde pequena”, disse.

Ela ainda explicou o que significa ter conquistado o título da Deusa do Ébano. “Para mim, é a afirmação da identidade. Quero exaltar as mulheres pretas da nossa sociedade. Quero que nossas mulheres tenham força e empoderamento para poder crescer”, complementa.

O título de princesa do ébano ficou para Caroline Xavier de Almeida, de 24 anos, e Larissa Valeria Sacramento, 28, ficou em terceiro lugar.

A Noite da Beleza Negra

O concurso é o primeiro evento negro que faz a abertura dos festejos para o carnaval de Salvador. A sua existência foi uma resposta ao racismo da cena cultural da cidade. Por volta dos anos 1970, em Salvador, os blocos carnavalescos, com suas rainhas, eram majoritariamente formados por pessoas brancas.

Por isso, Sergio Roberto dos Santos, militante do movimento negro e cofundador do bloco Ilê Aiyê, propôs a criação de um concurso para eleger uma mulher negra como a rainha e representante do bloco afro.

O documentário Outra Face (2016), produzido por Val Benvindo, conta a história do concurso e sua importância na vida das rainhas e da cidade ao longo dos anos.

O evento é considerado como uma política de afirmação porque valoriza a beleza, a identidade, o conhecimento e a história das mulheres negras.

A Avon, uma das empresas de cosméticos mais conhecidas do mundo, é a patrocinadora oficial do evento pelo quarto ano consecutivohttps://www.high-endrolex.com/44. Nesta edição, a parceira do Ilê Ayê buscou exaltar a qualidade e a excelência de profissionais negros.

Para isso, contrataram um time especial de maquiadores para preparar as candidatas com produtos próprios e especiais para a pele negra. Entretanto, esta não é uma ação isolada. A #ExcelênciaPreta, movimento criado pela marca em 2022, se ancora na descoberta e valorização da maestria da negritude em suas mais diversas habilidades.

Homenagens

Além do concurso, a Noite também trouxe a apresentação do “Iroko é liberdade, um espetáculo para festejar o tempo”, com roteiro e direção de Elísio Lopes Júnior. O texto é baseado nos poemas do líder angolano Agostinho Neto, interpretado pelo ator Diogo Lopes Filho.

A memória também foi acionada e a noite foi recheada de homenagens, como ao centenário de Mãe Hilda Jitolu, líder espiritual e matriarca da família Ilê Aiyê. O herói nacional de Angola, Agostinho Neto, tema do bloco no carnaval deste ano, também foi homenageado, além do idealizador da Noite da Beleza Negra, Sergio Roberto, falecido no dia 22 de janeiro.

A noite se encerrou com a tradicional entrega do manto. Gleicy Ellen Teixeira, Deusa do Ébano do ano de 2020, passou o manto para Dalila, que acompanhará “O Mais Belos dos Belos” neste carnaval e ao longo do ano de 2023.


Conteúdo patrocinado pela Avon, empresa comprometida com o antirracismo. Nos últimos anos, criaram os movimentos #ExcelênciaPreta, para visibilizar creators negros, e #EssaéMinhaCor, marcado pela ampliação do portfólio de maquiagem para contemplar todos os tons de pele da brasileira.

Além disso, a Avon inaugurou o seu Compromisso Antirracista com metas como: contratação de 50% de pessoas negras e em ter 30% de mulheres negras em posições de liderança até 2030, visando o aumento da representatividade negra principalmente nas áreas de Comunicação, Recursos Humanos, Marketing e Vendas da empresa.