jovens andando na rua

Arte urbana: projeto vai selecionar 6 artistas em SP

Por meio do projeto Urbanas, artistas de São Paulo (SP) poderão produzir instalações de arte urbana que serão expostas em espaços periféricos da cidade

Por Beatriz de Oliveira

31|03|2023

Alterado em 31|03|2023

Coletivos e artistas residentes de São Paulo (SP) que produzem arte de rua podem se inscrever no Urbanas, projeto focado na produção de instalações artísticas de arte em variados espaços da capital. O chamamento vai selecionar seis projetos por meio de formulário online e a data limite para inscrição é dia 23 de abril.

Para participar, é necessário ter experiência com arte urbana, seja por meio do grafite, estêncil ou lambe-lambe. No momento da inscrição é necessário apresentar portfólio e croqui da proposta de intervenção que será criada. As intervenções artísticas serão realizadas entre os meses de abril e junho de 2023. Além disso, o projeto contará também com 12 oficinas, cujas datas e locais serão divulgados pelo Instagram da Bendita Prosa.

Os esboços das obras devem estar pautados nos seguintes temas: Educação, Diversidade, Sustentabilidade, Cultura Afro, Cultura Indígena e Feminino. Os artistas selecionados vão receber cachê e pagamento de todos os custos para a produção da obra.

Terminadas as intervenções artísticas, elas serão expostas em espaços periféricos da cidade de São Paulo. Entre eles a Associação Cultural Quilombaque, na zona noroeste. Associação Cultural São Matheus em Movimento, Ocupação Cultural Mateus Santos e Ocupação Cultural Koragem, na zona leste. Escola Estadual Professor Célio Benedito de Siqueira e Casa Moisés Tomás Aquino, na zona sul.

Três curadores reconhecidos no meio da arte urbana farão a seleção dos artistas que vão participar do projeto. Regina Elias, conhecida como Soberana Ziza, é uma das curadoras. Da zona norte de São Paulo, é uma multiartista com foco em negritude, feminino e afrofuturismo. Há também Renata Santos ou Meduza, que é grafiteira, pedagoga e articuladora cultural. Para completar o time, há Wellington Neri, conhecido como Tim, artista e produtor cultural que pesquisa artes, ecologia e processos pedagógicos.

O projeto Urbanas é uma iniciativa da Bendita Prosa, empresa de consultoria em gestão cultural, por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.