Fórum de Cultura da ZL realiza semana de formação cultural

Haverá espaço de brincar para acolher crianças promovido pela Coletiva Brincaderia, projeto criado e produzido por mães e mulheres da periferia.

Por Lívia Lima

14|05|2018

Alterado em 14|05|2018

Entre os dias 14 e 17 de maio, o Fórum de Cultura da Zona Leste retoma suas atividades de formação dentro do projeto de escambo de ideias da UniDiversidade de Saberes. As atividades acontecerão de segunda a quinta, às 19h, na Okupação Cultural C.O.R.AG.E.M, na Cohab José Bonifácio, em Itaquera.
O projeto UniDiversidade de Saberes é um projeto do Fórum de Cultura da Zona Leste, contemplado pela Lei de Fomento à Cultura das Periferias, que organiza espaços de troca, vivências e práticas em torno da produção de conhecimento em diferentes locais. Serão realizadas palestras sobre diversas temáticas e emitidos certificados.
Haverá espaço de brincar para acolher crianças promovido pela Coletiva Brincaderia, projeto criado e produzido por mães e mulheres da periferia, agentes de proteção à infância, que tem uma proposta educativa, lúdica e sustentável de promover o protagonismo infantojuvenil.
Para além da infância, o espaço do brincar potencializa a participação das mães nos espaços de formação e articulação política, democratizando estes espaços e abrangendo as falas e lutas intrínsecas à maternidade. No cronograma as atividades vão desde os jogos lúdicos à produção de massinha de modelar caseira.

Image

Encontros acontecem na Okupação Cultural C.O.R.A.G.E.M

©Divulgação


Na segunda-feira (14), o tema é Culturas Tradicionais: resistência e cultura. A partir do olhar de Mestras e Mestres, a discussão abordará as formas de sobrevivência dessas tradições simbólica e economicamente. Dentre os convidados, Soraia Aparecida  (Lelê de Oyá), Mestre Moreno (Centro Cultural Nagô Capoeira Angola), Jamesson Florentino Dos Santos (Maracatu Nação Baque Forte – PE), além de intervenção artística de  Afoxé com participação de Mestre Toinho.
Na terça (15), o tema será “Editoras Independentes”, com base na experiência dos Cadernos Negros, que já está em sua 40º edição, em diálogo com a produção de fanzines em todas as suas etapas, serão discutidas as dificuldades e os caminhos para publicação independente. Os convidados serão Esmeralda Ribeiro (Quilomboje), Tina Curtis e intervenção artística de  Alldry Eloise Negritinha e Guina.
A discussão de quarta-feira será sobre AutoGestão de Espaços Culturais, a partir das experiências de grupos que atuam em espaços ocupados em diferentes periferias da cidade, serão abordadas as formas de organização coletiva para viabilização e manutenção destes espaços, com base na ideia de autogestão. Os convidados são Ellen Rio Branco (Centro Cultural Arte em Construção), José Soró (Quilombaque Perus) e Intervenção Artística de Yunei Rosa – Swing Rap Soul.
No encerramento da semana, na quinta-feira (17), o tema será Economia e arte na periferia, abordando como os coletivos culturais fazem girar a economia local,  quais as possibilidades e quais os desafios do artista periférico na geração de renda. Para debater sobre, os convidados são o artista e articulador cultural Negotinho Rima, que traz as experiências do São Mateus Em Movimento e da grife Dona Vera Vest e Intervenção Artística de Tita Reis.