No dia 2 de agosto, quinta-feira, o Museu da Diversidade Sexual recebe a oficina “Vozes insurgentes e línguas indomáveis”, ás 18h.

Ministrada pela afrotransfeminista recifense Maria Clara Araújo, a atividade é gratuita e tem o propósito de criar um diálogo interseccional a partir da produção acadêmica e literária de outras mulheres. As vagas são limitadas e serão concedidas em ordem de chegada.

Maria Clara, 21,  é graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora de teorias pós críticas em educação e idealizadora do projeto “Pedagogia da Travestilidade”, que busca colocar em diálogo a educação e a experiência vivenciada por travestis e mulheres trans. Ela também escreve para os sites Blogueiras NegrasTransfeminismo.com e para o Usina de Valores.

Com a intenção de reconhecer e valorizar a importância da quebra de silêncios históricos, a oficina será um mergulho nas obras de escritoras como a norte-americana Audre Lorde, escritora feminista e ativista dos direitos humanos, e Grada Kilomba, escritora e artista de Portugal.

“Além de visibilizar as trajetórias de mulheres que ousaram falar e agir, meu objetivo é possibilitar a [re]articulação e a transformação do silêncio em linguagem e ação. A oficina é um diálogo interseccional a partir das narrativas produzidas por mulheres que buscaram descolonizar a produção do saber”, afirma Maria Clara Araújo.

O workshop é promovido pelo projeto Usina de Valores, do Instituto Vladimir Herzog, e potencializa a compreensão da experiência vivida na teorização de escritoras que possuem vozes insurgentes e ressalta como suas obras têm uma função de autorrecuperação e libertação coletiva.

Como parte do processo, as interessadas e interessados deverão levar uma matéria de jornal, vídeo, áudio ou algum tipo de produção que, em sua opinião, “aprisione” subjetividades em narrativas únicas, ceifando possibilidades de as compreendermos a partir de outros olhares. Mais informações, clique aqui.

*Local sujeito a lotação, máximo de 40 lugares.

Oficina “Vozes insurgentes e línguas indomáveis”

Qui 02/08/2018 às 18:00

Museu da Diversidade Sexual

Dentro da estação República do metrô, atrás da bilheteria - SÃO PAULO - SP

Temas:

Local da notícia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *