Conheça 8 agências de afroturismo lideradas por mulheres
Pesquisa da Diaspora.Black mostrou que mulheres negras lideram 66,7% das iniciativas de afroturismo no país
Por Beatriz de Oliveira
05|11|2025
Alterado em 05|11|2025
Mulheres são maioria na liderança de agências de afroturismo. De acordo com Mapeamento Nacional do Afroturismo no Brasil, conduzido pela Diaspora.Black, em parceria com a Embratur e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), 66,7% das iniciativas do setor são fundadas e/ou lideradas por mulheres negras.
O afroturismo proporciona viagens afrocentradas, com roteiros que privilegiam as contribuições de populações negras em diferentes destinos turísticos, em áreas como patrimônio, memória, gastronomia e cultura.
O afroturismo proporciona viagens afrocentradas, com roteiros que privilegiam as contribuições de populações negras em diferentes destinos turísticos, em áreas como patrimônio, memória, gastronomia e cultura.
A pesquisa aponta que o setor está em crescimento: metade das iniciativas (51%) tem até cinco anos de existência. Além disso, o principal motivo citado pelos entrevistados para abrir uma empresa de afroturismo é a preservação da história e da memória afro-brasileira, com o objetivo de resgatar narrativas invisibilizadas, preservar patrimônios materiais e imateriais e dar visibilidade a personagens, espaços e tradições que compõem a história negra no país.
Já o desafio mais mencionado pelos empreendedores é a baixa divulgação dessas iniciativas, com ausência de estratégias de comunicação estruturadas e a falta de conhecimento do público sobre o que é o afroturismo.
Selecionamos oito iniciativas de afroturismo lideradas por mulheres que compõem a pesquisa. Confira!
Bela Oyá Pantanal
Localizada em Corumbá (MS), a Bela Oyá Pantanal é a primeira agência receptiva de afroturismo do estado, com circuitos que conectam história, fé e cultura afrobrasileira.
Rota da Liberdade
Localizada em Taubaté (SP), a agência de turismo Rota da Liberdade realiza roteiros turísticos focados na valorização de comunidades negras tradicionais, como os quilombos.
Noceci Viagens
Ao oferecer consultorias especializadas para o planejamento de viagens, a Noceci Viagens se destaca por dedicar um olhar especial a destinos no continente africano.
Bera Turismo PVH
Em Rondônia, a Bera Turismo PVH oferece experiências que valorizam a cultura beradeira, que se refere a comunidades que vivem nas margens de rios.
Etnias Turismo e Cultura
No Rio de Janeiro (RJ), a agência Etnias Turismo e Cultura oferece roteiros de agroturismo que valorizam patrimônios culturais materiais e imateriais, valorizando a memória ancestral da população negra.
Conectando Territórios
No Rio de Janeiro (RJ), a iniciativa Conectando Territórios realiza experiências de turismo de base comunitária em comunidades tradicionais brasileiras, como as quilombolas, indígenas e caiçaras.
Me Leva Cerrado
Com o objetivo de levar viajantes para conhecer Brasília e o cerrado de forma leve e descontraída, a Me Leva Cerrado disponibiliza passeios cívicos, universitários, gastronômicos, fotográficos, pedagógicos, LGBTQIAP+ e afrocentrados.
Bahia Turismo e Arte
A agência Bahia Turismo e Arte oferece roteiros de turismo étnico, de experiência, comunitário e de aventura. Os passeios afrocentrados mergulham na história e na cultura baianas.