8 filmes e séries para assistir no Dia da Visibilidade Lésbica

Em 29 de agosto, celebra-se o Dia da Visibilidade Lésbica, que busca promover representatividade a essa comunidade

Por Beatriz de Oliveira

28|08|2025

Alterado em 28|08|2025

Neste 29 de agosto, celebra-se o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Além de combater a lesbofobia, essa data busca dar destaque a essa comunidade. Pensando nisso, o Nós, mulheres da periferia, selecionou oito filmes e séries que abordam o amor entre mulheres e o descobrimento da sexualidade.

Confira!

Guerreiros do Sol

duas mulheres em rio

Guerreiros do Sol

©Estevam Avellar/Globo

A série nacional Guerreiros do Sol conta a história de como os sertanejos Josué e Rosa se tornaram um casal de cangaceiros famosos. A trama narra ainda um romance lésbico, vivido entre as personagens Jânia e Otília. Disponível na Globoplay. 

Flores Raras 

duas mulheres se olhando

Flores Raras

©Acervo/Globo Filmes

O filme nacional Flores Raras destrincha a história de amor entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e a paisagista carioca Lota de Macedo Soares. O envolvimento do casal ocorre no Rio de Janeiro, anos antes da ditadura militar. Disponível na Netflix.

SEPTO

duas mulheres se olhando

SEPTO

©reprodução

Nesta websérie brasileira de três temporadas, a triatleta Jéssica consegue uma vaga nas Olimpíadas e se envolve com a instrutora de surf Lua. No meio disso, ela reflete sobre suas ambições e sonhos. Disponível no canal Brasileiríssimos do Youtube. 

One Day at a Time 

duas adolescentes se beijando

One Day at a Time

©reprodução

Em One Day at a Time, conhecemos a rotina de uma família de imigrantes cubanos vivendo nos EUA. Entre as integrantes está a adolescente Elena Alvarez, que, ao longo das três temporadas, descobre sua sexualidade e se assume como lésbica. Disponível na Netflix.

Ek Ladki Ko Dekha Toh Aisa Laga

Ek Ladki Ko Dekha Toh Aisa Laga

©reprodução

Nesta produção de Bollywood, uma jovem é pressionada por sua família a se casar com um escritor. Mas ela se apaixona por uma mulher e, ao longo da trama, se assume como lésbica para a família. Disponível na Netflix.

Livrando a Cara

Livrando a Cara

©reprodução

O filme Livrando a Cara é ambientado em uma comunidade chinesa nos EUA. A história se desenrola a partir de uma médica lésbica focada na carreira e seu início de relacionamento com uma bailarina. Em paralelo, ela precisa ajudar a mãe, que ao descobrir que estava grávida foi expulsa de casa. Disponível no Prime Video.

Crush: Amor Colorido

três adolescentes

Crush: Amor Colorido

©divulgação

Nesta comédia romântica, uma jovem artista é forçada a se juntar à equipe de atletismo de sua escola, e aproveita essa situação para se aproximar da garota de quem gosta há um bom tempo. No entanto, acaba se apaixonando por uma companheira de equipe. Disponível na Disney Plus.

Feel Good

duas mulheres deitadas

Feel Good

©reprodução

Em duas temporadas, a comédia dramática Feel Good retrata a história da comediante Mae Martin, que começa a namorar com uma mulher que, até então, só havia se relacionado com homens. Em meio a isso, ela tenta se manter sóbria. Disponível na Netflix.