NÓS, PREFEITAS | #3 – Iraci Cassiano Soares, primeira prefeita indígena da Paraíba

Descubra o terceiro episódio da série "Nós, prefeitas"

Por Redação

15|10|2024

Alterado em 16|10|2024

No terceiro episódio da série “Nós, prefeitas”, mergulhamos na trajetória de Iraci Cassiano Soares, a primeira prefeita indígena da Paraíba, quiçá do Brasil. Eleita em 1992 para a prefeitura de Baía da Traição, ela enfrentou grandes desafios e inimigos poderosos em sua jornada para transformar sua cidade natal. Conhecida por seu slogan de campanha “Briga do Beiju contra a Lagosta”, Iraci utilizou essa frase para simbolizar a luta dos indígenas contra as forças externas que ameaçavam seu território, como os latifundiários e os colonizadores.

GALERIA 1/4

© Arquivo Pessoal

© Arquivo Pessoal

© Arquivo Pessoal

© Arquivo Pessoal

Neste episódio, conversamos com Márcia Cristiane, doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e autora da tese “Não posso ser professora da aldeia, mas posso ser prefeita da cidade: biografia de Iraci Cassiano Soares”. A pesquisadora trouxe reflexões valiosas sobre a vida e o impacto de Iraci, oferecendo uma visão detalhada da resistência indígena e das complexidades enfrentadas por mulheres indígenas na política.

Também conversamos Glória Rabay, jornalista e doutora em Ciências Sociais, que ofereceu uma análise sobre a presença feminina na política da Paraíba e o efeito da eleição de Dilma Rousseff no aumento de prefeitas mulheres no Brasil. E ouvimos Braulina Baniwa, mulher indígena, cientista e antropóloga que compõe a ANMIGA (Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade) sobre a importância de fortalecer a presença indígena na política e como “aldeiar” a política pode ajudar a garantir a representatividade e os direitos dos povos indígenas.

Referências:

“Não Posso Ser Professora da Aldeia, Mas Posso Ser Prefeita da Cidade”: Biografia de Iraci Cassiano Soares

As prefeitas paraibanas de 2013 a 2016

Quem conta um conto aumenta um ponto: o mito do ipupiara, a natureza americana e as narrativas da colonização do Brasil