Mulheres no forró: 5 bandas femininas para conhecer
Mulheres tiveram e ainda têm papel fundamental para a disseminação dessa cultura
Por Beatriz de Oliveira
20|08|2024
Alterado em 20|08|2024
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o forró é um ritmo que durante seus mais de 90 anos de existência contribui para a identidade nordestina e nacional. As mulheres, ao longo do tempo, desempenharam e continuam a desempenhar um papel importante na difusão dessa cultura. Para destacar essa contribuição, selecionamos cinco bandas femininas que atuam no forró. Confira!
As Januárias
Originárias de Pernambuco, As Januárias é uma girlband de forró composta por Mayara Silva, Mayra Barbosa e Sidcléa Cavalcanti. Criado em 2017, o grupo se inspira na música “Respeita Januário” de Luiz Gonzaga e defende a presença feminina no forró.
As Januárias é uma girlband de forró
©reprodução Instagram/@asjanuarias
As Fulô do Cerrado
De Brasília (DF), a banda As Fulô do Cerrado foi criada por quatro amigas amantes da cultura popular brasileira. Com o objetivo de dar visibilidade às mulheres em espaços artísticos, as forrozeiras unem os instrumentos pífanos, rabeca e cavaquinho.
A banda As Fulô do Cerrado foi criada por quatro amigas
©reprodução Instagram/@asfulodocerrado
Flor de Imbuia
Criada em 2018 em Salvador (BA), a Flor de Imbuia é formada por Leti Corrêa, Lu Aguia, Têba Rocha e Thalita Batuk. Juntas, elas promovem forró através de suas vozes e dos instrumentos: rabeca, zabumba, sanfona e triângulo. O grupo aposta no forró de rabeca, xote, maracatu, baião, cirandas e cocos.
Flor de Imbuia é uma banda de mulheres do forró
©reprodução Instagram/@flordeimbuia
Chinelo de Couro
Criada em 2012 por mulheres brasilienses, a banda Chinelo de Couro apresenta tanto músicas autorais quanto de grandes compositores da música brasileira. Seu repertório diversificado inclui forró, coco, ciranda e maracatu.
A banda Chinelo de Couro é formada por mulheres brasilienses
©reprodução Instagram/@banda.chinelodecouro
Sibulino
Composta pelas artistas baianas Clara Elisa, Tatiana Sales, Laís Macêdo, Carla Suzart e Neila Kadhí, a banda Sibulino utiliza zabumba, sanfona, cavaquinho, triângulo, pandeiro e vozes para criar sua sonoridade única.
A banda Sibulino é formada por mulheres no forró
©reprodução Instagram/@sibulino_