livros coloridos

Guia gastronômico incentiva alimentação saudável para crianças periféricas

O guia Pratinho Firmeza dá dicas de estabelecimentos em periferias de São Paulo para levar a criançada

Por Beatriz de Oliveira

28|11|2023

Alterado em 28|11|2023

No último sábado (26), ocorreu o lançamento do livro Pratinho Firmeza, um guia gastronômico das periferias de São Paulo (SP) voltado para as crianças. A publicação propõe dicas de restaurantes para os pequenos e aponta iniciativas que oferecem itens para preparar e consumir em casa. A intenção do material é estimular a alimentação saudável e o fortalecer os estabelecimentos das quebradas.

Realização da Énois Laboratório de Jornalismo, organização que trabalha pela diversidade no jornalismo brasileiro, a produção foi feita em parceria com veículos de jornalismo independentes, entre eles, o Nós, mulheres da periferia. Fomos responsáveis por mapear estabelecimentos da Zona Norte da capital paulista.

No livro, que pode ser baixado gratuitamente, é possível conhecer a história de algumas crianças que adoram cozinhar. Entre elas, está Alice do Nascimento, de 12 anos, moradora do Jardim Flor de Maio, na Zona Norte. De tanto observar a mãe na cozinha, a menina tomou gosto pela atividade e passou a se aventurar em receitas que conhece através de vídeos nas redes sociais. O guia traz uma receita que faz sucesso na casa de Alice: um sorvete caseiro com bananas e maracujá. 

GALERIA 1/4

Pratinho Firmeza é guia gastronômico voltado para crianças © Beatriz de Oliveira

Alice do Nascimento é uma das crianças entrevistadas para o livro © Beatriz de Oliveira

Alice autografa livro durante lançamento © Beatriz de Oliveira

Lançamento do Pratinho Firmeza contou com roda de conversa © Beatriz de Oliveira

Com intuito de atingir o público de um a 12 anos de idade, o guia Pratinho Firmeza, usa ilustrações coloridas e linguagem lúdica. “Levamos muito a sério o pensar e fazer a comunicação para as crianças. Até porque, é comum não priorizar a presença e o protagonismo delas nos espaços, nas decisões sociais e nas relações”, afirma Aline Rodrigues, editora do guia, em declaração à imprensa.

A produção contou ainda com participação da Agência Mural, Alma Preta, Desenrola e Não Me Enrola, Imagine e Desenhe e Dilla Sete. No mesmo dia de lançamento, também foi apresentado o “Prato Firmeza: um diálogo entre campo e cidade”, que mapeou estabelecimentos gastronômicos nas periferias de dez cidades em todas as regiões do país, que tem seus produtos fornecidos por produtores locais.
No site da Énois é possível acessar outras edições do Prato Firmeza, que já mapeou uma série de estabelecimentos periféricos com comida boa e acessível, principalmente na cidade de São Paulo.