Tina Calamba

Grossa ou direta? Saída de Tina do BBB23 gera críticas

Primeira angolana a participar do reality, Tina Calamba é a terceira eliminada do BBB23

Por Beatriz de Oliveira

08|02|2023

Alterado em 08|02|2023

Com 54,12% dos votos, Tina Calamba foi a terceira eliminada do programa Big Brother Brasil deste ano. Ao longo do programa, a angolana foi taxada de grossa por parte do público e dos participantes do reality. Outros espectadores defendem que Tina é uma mulher direta e que só recebeu o rótulo de raivosa por ser uma mulher negra.

“Tina divide que essa percepção das pessoas a acharem grossa vem desde aqui de fora, e que muito se deve ao seu país de origem, criação e costumes. Em Angola é comum que as pessoas sejam ‘diretas’ e sem rodeios, a sister já dividiu essa informação diversas vezes”, afirmou o administrador da conta de Tina Calamba no Twitter.

A eliminação de Tina ocorreu na última terça-feira (08) e contou com outros dois emparedados: Cezar Black e Gabriel Santana. Marisa Fernando, amiga de Tina do BBB23, lamenta a saída prematura da participante, mas celebra o marco de ser a primeira angolana no reality. “Para nós, uma satisfação enorme foi ela ter levado o nosso dialeto lá dentro”, afirma em resposta ao Nós, mulheres da periferia.

Influenciadora e modelo, Tina Calamba é angolana e mora há oito anos no Brasil. Aqui, se formou em Jornalismo e fez pós-graduação em marketing. Em 2012, foi eleita Miss Benguela, cidade do oeste de Angola. Vem de uma família grande, com sete irmãos, seu pai faleceu quando tinha três meses, foi combatente de uma guerra no país.

O Brasil é um dos destinos de refúgio procurados por angolanos. De acordo com a ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), em 2021, o país reconheceu 1.363 angolanos como refugiados.

Veja alguns tweets sobre a saída de Tina do BBB23: