posse-lula-bastidores

Eu estive na posse de Lula: fotógrafa registra os bastidores da festa

A fotógrafa Sheyla Melo esteve presente na posse de Lula e registrou os diferentes públicos que foram participar da festa. Confira seu diário de imagens!

Por Redação

02|01|2023

Alterado em 02|01|2023

A posse de Luiz Inácio Lula da Silva como novo presidente do Brasil reuniu 150 mil a 170 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, em Brasília, segundo estimativas do Poder360 com imagens aéreas do público no local.

Muitos dos presentes percorreram centenas ou milhares de quilômetros para participar deste momento histórico que marca o retorno de Lula ao Palácio do Planalto pela terceira vez. Lideranças indígenas, de religiões de matriz africana, do movimento LGBTQIA+, pessoas com deficiência, movimentos sociais, e outros grupos excluídos das prioridades do governo federal festejaram a retomada de um caminho interrompido.

A fotógrafa Sheyla Melo, moradora de Guaianases, zona leste de São Paulo (SP), que viajou de kombi até Brasília, registrou a alegria de quem esteve por lá. “Vimos essa alma na posse, nas ruas de Brasília, nas hospedagens solidárias, nas casas que se abriram para receber os viajantes, no sorriso do rosto e nas amizades criadas pela vontade de ver um novo país”.

Confira seu diário de imagens

Image

Uma posse popular, um encontro do jeito que o povo gosta, um juntado de pessoas de diferentes sotaques, cores e lugares. Uma verdadeira festa do povo brasileiro.

©Sheyla Melo

Image

O evento foi abençoado pelas ancestralidades, na fé ecumênica que dialoga com diferentes crenças.

©Sheyla Melo

Image

De mãos dadas na ciranda ou com pés pulantes do frevo e maracatu, fomos embalados nos tambores e cantos da cultura popular.

©Sheyla Melo

Image

Um dia de encontros como o do “PedaLula”, encontro nacional de ciclistas de todos os estados brasileiros. Alguns vieram dos seus estados de bicicleta para acompanhar a posse.

©Sheyla Melo

Image

Uma rural viajou de Recife para Brasília e foi palco de diversos grupos populares. Roger de Renor, amigo do saudoso Chico Science, é o idealizador do projeto.

©Sheyla Melo

Image

Outro encontro foi o de 80 pares de olhos que estavam em diferentes cantos do Brasil, unidas para registrar a posse. Primeiro encontro presencial das Fotógrafas com Lula, o coletivo foi idealizado por Evelyn Ruman e Mônica Zarattini.

©Sheyla Melo

Image

A fotógrafa Mônica Zarattini voltou para cobrir a posse e refazer a foto que fez em 2003, a mesma estampada em canga.

©Sheyla Melo

Image

Um dia ensolarado que avermelhou peles, esquentou bandeiras e aqueceu corações. Aliás, o dia da posse lembra que o sol também é uma estrela, símbolo do partido dos trabalhadores.
O sol forte não desanimou a multidão que acompanhou atenta o discurso do presidente Lula.

©Sheyla Melo

Image

Parecia que o carnaval tinha começado mais cedo.
Ouvimos um presidente encher de esperança “uma nação se expressa pela alma do seu povo”
Vimos essa alma na posse, nas ruas de Brasília, nas hospedagens solidárias, nas casas que se abriram para receber os viajantes, no sorriso do rosto e nas amizades criadas pela vontade de ver um novo país.

©Sheyla Melo

Leia também

Mulheres das periferias marcam presença na posse do Presidente Lula