Consciência Negra: 5 dicas culturais para celebrar a data

A jornalista Lívia Lima indica eventos que celebram a o Dia da Consciência Negra de diferentes maneiras. Confira!

Por Lívia Lima

18|11|2022

Alterado em 18|11|2022

No domingo, 20 de novembro, comemoramos o Dia da Consciência Negra, data que homenageia o líder Zumbi dos Palmares, e a luta do povo preto no Brasil. Esta semana indicamos eventos que celebra esta data de diferentes maneiras.

Participe!

Em Marcha

Em diversas cidades do país todo acontecem marchas e passeatas pelo Dia da Consciência Negra. Na capital paulista, o movimento negro e organizações antirracistas promovem a 19ª Marcha da Consciência Negra, com o tema “Por um Brasil e São Paulo com democracia e sem racismo”. A concentração começa às 10h no vão livre do Museu de Arte de São Paulo – Masp, na avenida Paulista.

Em Salvador (BA), a 43ª Marcha da Consciência Negra Zumbi/Dandara dos Palmares homenageará a cozinheira Alaíde do Feijão, que faleceu em janeiro deste ano em decorrência da Covid-19. A concentração é às 10h, em Campo Grande e seguirá até o restaurante que era comandado por Alaíde, no Pelourinho. 

No Recife (PE), a concentração da Marcha da Consciência Negra acontece às 13h no Pátio do Carmo. Organizada pela Articulação Negra de Pernambuco, o lema será “Faremos Palmares de novo: educação, saúde, trabalho e poder ao povo preto”. 

De cabeça na consciência

No Rio de Janeiro, o Festival Ori: “De Cabeça na Consciência” vai ocupar a Fundição Progresso, no centro da cidade, com entrada gratuita.

O evento é um grande encontro da comunidade negra para celebrar a resistência e a potência por meio de shows, exposições artísticas, workshops, espaços literários, atividades infantis e feira de afro-empreendedores (artesanato, moda e gastronomia), ao longo do dia, das 14h às 22h.

Para adquirir os ingressos gratuitos, acesse a plataforma de bilheteria no site.

Ubuntu

Paraisópolis recebe em São Paulo a 3ª edição do Festival Ubuntu, evento multicultural que celebra o encontro da África com o Brasil, com apresentações de coletivos das periferias da cidade. A programação tem início a partir das 11h e tem participação de Lanna Griô e Cris SNJ. 

Os ingressos são disponibilizados com 1 hora de antecedência no Pavilhão Social G10 Favelas, que sediará o festival. É possível também acompanhar o evento  em live no canal oficial do Youtube

SPerifas

Dentro da programação da Feira Preta, maior festival afro da América Latina, no domingo acontece o evento SPerifas na Casa de Cultura Campo Limpo, zona sul de São Paulo, das 12h às 21h. Destaque para a palestra “Alimentando pontes” com Tia Nice e Mãe Beth de Oxum, às 14h, e show do grupo musical Rádio Diáspora, às 19h. 

As Crespas

Organizada pela Cia Os Crespos, que celebra 17 anos em atividade, a mostra “As Crespas” é um encontro de artes negras, com diferentes linguagens artísticas, que ao longo de novembro contou com dez dias de programação, em diferentes culturais e participação de diferentes coletivos teatrais e artistas independentes.

No domingo, Dia da Consciência Negra, o Centro Cultural Grajaú, na zona sul, recebe dentro da mostra o espetáculo de dança “ERUPÇÃO- o levante ainda não terminou” da Coletiva Ocupação, às 20h.