Seis fotógrafas das periferias para seguir e fortalecer

A jornalista Livia Lima lista fotógrafas que tem um lindo trabalho e que vale a pena conhecer e prestigiar. Confira!

Por Lívia Lima

18|08|2022

Alterado em 18|08|2022

Em 19 de agosto se comemora o Dia Mundial da Fotografia, quando se celebra as primeiras iniciativas de desenvolvimento dessa técnica, no fim do século XIX, que revolucionou as comunicações e as artes. 

Nas Dicas da Semana, o Nós, mulheres da periferia selecionou fotógrafas das periferias que têm um lindo trabalho e que vale a pena conhecer e prestigiar.

Segue aí!

Juh da Várzea

Em ano de Copa do Mundo, vale fortalecer o corre de Juh da Várzea, fotógrafa do bairro Parada de Taipas, zona noroeste de São Paulo, que acompanha o futebol de várzea na capital paulistana. 

O trabalho de Jucimara de Lima – a Juh, retrata a alegria e diversão de crianças e adultos, meninos e meninas, nas partidas de futebol que acontecem nas periferias da cidade. 

Naná Prudêncio

A fotógrafa e videomaker Mariana Prudêncio – a Naná, é parceira do Nós, mulheres da periferia e muitas de suas produções aparecem por aqui. De Taboão da Serra, município da região metropolitana de São Paulo, Naná registra o cotidiano periférico, suas paisagens, arte e cultura. 

Renata Armelin

Image

Registro dos poetas ambulantes na cidade de São Paulo.

©Renata Armelin

Renata Armelin é a fotógrafa oficial dos corres dos coletivos Poetas Ambulantes e Slam das Minas – SP, e acompanha as atividades dos grupos por toda a parte, contribuindo para o registro da cena literária periférica de São Paulo. Mas além disso, em suas redes é possível acompanhar seu belo trabalho autoral. 

Thais Alvarenga

Image

Fotógrafa documentarista do Rio de Janeiro.

©Thais Alvarenga

Thais Alvarenga, da Vila Kennedy, zona oeste do Rio de Janeiro, realiza registros fotográficos de diversas regiões da cidade, com foco nas relações cotidianas das periferias. 

Seu trabalho já foi exposto em importantes galerias do Estado carioca, como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), a Biblioteca Parque Rocinha, o Observatório de Favelas e o Galpão Bela Maré.

Elana Paulino

Image

Elana Paulino é fotógrafa integrante do Favelagrafia.

©Elana Paulino

A fotógrafa Elana Paulino integra o projeto Favelagrafia, que busca exaltar a beleza e poesia das favelas do Rio de Janeiro.  Moradora do Morro Santa Marta e mãe de quatro filhos, além de atuar no projeto, realiza ensaios fotográficos, principalmente de crianças. 

Marcela Bonfim

Image

Marcela mora em Porto Velho, capital rondoniense, desde 2010. Trabalhou como economista até se descobrir na fotografia.

©Marcela Bonfim

A fotógrafa Marcela Bonfim, colunista aqui no Nós, mulheres da periferia, é economista e vive em Rondônia. Com seu projeto “Amazônia Negra”, ela conta e documenta histórias por meio de imagens poéticas da região. 

Marcela está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa na categoria fotojornalismo. Apoie seu trabalho e vote!