4 festas juninas periféricas para curtir em SP

Lugares para festejar com pluralidade e segurança

Por Lívia Lima

24|06|2022

Alterado em 22|11|2022

Hoje é dia de São João e Xangô, data que é tão importante para nossa cultura popular. Nesta edição de dicas culturais, indicamos as festas juninas das quebradas de São Paulo. Confira!

Arraiá das Drags

No sábado, dia 25 de junho, o Coletivo Acuenda, grupo de teatro e pesquisa de arte drag, promove o Arraiá das Drags na Casa Balaio, no Itaim Paulista, zona leste de São Paulo. 

A festa acontece a partir das 18h e terá bingo, quadrilha, comidas típicas, banda de forró e, é claro, show drag! Imperdível!

A Casa Balaio fica na Rua Adobe, 47, em frente à estação Jardim Romano da CPTM.

Raiz do Arraiar

Também na zona leste, no domingo, dia 26 de junho, a Ocupação Cultural Mateus Santos, em Ermelino Matarazzo, realiza a festa junina do projeto Kombinado Cultural Especial. 

Às 14h acontece um rango coletivo com comidas típicas. A partir das 19h a festa tem apresentação musical de Jéssica Nunes e outros convidados. 

A Ocupação Cultural fica na Avenida Paranaguá, 1633, em Ermelino Matarazzo.

A festa de São João teve origem na Idade Média, onde a igreja católica começou a substituir os rituais realizados para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos. No Brasil,  a festividade ganha outro contorno, pois há um sincretismo com a cultura e religiosidade africana

Image

A festa de São João é uma das mais esperadas no ano

©Divulgação

Xangô menino

No centro da cidade, o quilombo urbano Aparelha Luzia promove no sábado, dia 25, a festa São João – Xangô Menino. A festa multimatricial promove uma saudação às colheitas, às farturas, com forróbodó com banda e discotecagem, além das comidas típicas de @otemperodemainha_ba e queima da Fogueira!

O evento começa às 19h. A entrada é gratuita, com colaboração espontânea. A Aparelha Luzia fica na Rua Apa, 78. 

Centro Cultural da Juventude

No domingo, dia 26, o Centro Cultural da Juventude – CCJ realiza sua festa junina na Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo. As atividades têm início às 14h e terão dentre suas atrações Trio Arcoverde, Rosa Fulô, Trio Raça do Pajeu, dentre outras. 

O CCJ fica na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3.641, na Vila Nova Cachoeirinha.

Bônus

Além do Dia de São João, 24 de junho é também o aniversário de Sueli Carneiro, importante intelectual brasileira que completa 72 anos. Por isso, durante todo o mês está acontecendo a primeira edição do Festival Casa Sueli Carneiro, que promove leituras de peças e textos, debates, lançamentos, shows e homenagens presenciais e online.

São mais de 20 atividades culturais e artísticas que iluminam a produção intelectual das mulheres negras. A curadoria do evento é das escritoras Bianca Santana e Cidinha da Silva, além de Natália de Sena Carneiro, sobrinha de Sueli e coordenadora de comunicação da Casa Sueli Carneiro. A programação completa está disponível no site da instituição.


Texto publicado originalmente em Expresso na Perifa – Estadão

Leia Mais

9 serviços que são gratuitos e você (provavelmente) não sabia