Fique atenta! Projetos e eventos culturais com inscrições abertas

A jornalista Lívia Lima selecionou projetos, eventos e cursos culturais de diferentes linguagens que estão com inscrições abertas este mês. Corre!

Por Lívia Lima

20|05|2022

Alterado em 23|05|2022

Nesta edição de Dicas da Semana selecionamos alguns projetos, eventos e cursos  culturais de diferentes linguagens que estão com inscrições abertas.

Confira!

Mostra de Cinema da Mulher LBT

Até dia 22 de maio estão abertas inscrições de filmes para a Mostra de Cinema da Mulher LBT. A Mostra é um projeto desenvolvido desde 2016 em Franco da Rocha (SP) pelo coletivo cultural feminista Baciada das Mulheres do Juquery: a Mostra de Cinema da Mulher.

Nesta edição, a equipe propõe uma mostra de filmes dirigidos por mulheres LBT’s moradoras de periferias, priorizando a região da Bacia do Juquery/SP (Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar), mas serão aceitas inscrições de filmes de todo Brasil.

O evento tem como objetivo visibilizar realizações cinematográficas brasileiras produzidas por mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneras e que tragam a temática LBT em seu enredo, possibilitando a ampliação do espaço de debate de gênero e sexualidade na região da Bacia do Juquery.

Serão selecionados seis curtas-metragens, sendo exibidos 03 por dia de eventos, seguidos de debate. A Mostra de Cinema da Mulher LBT está prevista para acontecer no mês de julho de 2022 na cidade de Mairiporã (SP).

Para inscrever os filmes, é necessário enviar os dados para o formulário neste link

Laboratório de Memória Negra e Soluções Ambientais

A Casa Sueli Carneiro selecionará dez projetos, iniciativas ou práticas negras de soluções ambientais das diferentes regiões do país. Cada projeto participará do Laboratório de Memória Negra e Soluções Ambientais da Casa Sueli Carneiro e receberá  R$10.000,00, além de suporte técnico para o registro e divulgação das práticas. Grupos interessados podem se inscrever até 22 de maio pelo formulário.

O Laboratório de Memória Negra e Soluções Ambientais da Casa Sueli Carneiro propõe-se a registrar memórias, abrigar experiências e sistematizar práticas negras de soluções ambientais promovidas por coletivos, entidades, organizações e movimentos negros. 

Essas soluções costumam ser invisibilizadas  pelo racismo que impregna todas as estruturas do país, das relações humanas às institucionais e ambientais, fazendo com que saberes milenares de relacionamento saudável com o meio ambiente sejam desconsiderados, inclusive por organizações ambientalistas. 

O edital busca apoiar experiências e práticas negras de soluções ambientais promovidas por coletivos, entidades, organizações e movimentos negros do campo e das cidades que possam ser registradas, sistematizadas e divulgadas.

Podem se candidatar coletivos, entidades, organizações e movimentos negros do campo e das cidades interessadas em gerar narrativa e produções artísticas sobre o protagonismo negro na agenda ambiental, em diálogo com ativistas, suas tradições e tecnologias, produtores e participantes de projetos negros de cunho ambiental, de diferentes faixas etárias, formações e localizações geopolíticas.

Ciclo de Gestão Cultural

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais, está realizando o Ciclo de Gestão Cultural em uma série de seminários online com especialistas que conversam sobre arte, cultura e práticas de gestão. 

Forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de projetos culturais e do ambiente em que estão inseridos são alguns dos tópicos abordados em mentorias individuais e coletivas. 

De maio até o fim do ano acontecem webinários mensais, com palestras de especialistas sobre arte e cultura tendo como fio condutor as transformações geradas pelos contextos digital e pandêmico, acessibilidade e capacitismo, além de debater sobre mediação cultural, curadoria, influência digital, patrimônio, memória e indicadores. As inscrições para cada encontro são feitas pelo formulário.

Em julho acontecem as mentorias. Serão cinco encontros de três horas cada, com quatro turmas divididas por focos de interesse entre Planejamento e Gestão de Negócios Culturais de Impacto Social, Questões Jurídicas, Aspectos Legais e Direitos Culturais, Captação de Recursos e Comunicação e Construção de Narrativas. Para participar, é necessário realizar inscrição até dia 12 de junho pelo formulário

Julho das Pretas

Estão abertas as inscrições de atividades na Agenda Coletiva da 10ª Edição do Julho das Pretas, organizado pelo Movimento de Mulheres Negras da Bahia. Este ano o tema geral é “Mulheres Negras no Poder, construindo o Bem Viver!”.

O formulário para inscrição de atividades segue aberto até o dia 15 de junho, e podem se inscrever organizações e coletivos de mulheres negras, organizações de movimentos negros e organizações sociais em geral que tenha o antirracismo e o combate ao sexismo como perspectiva central de sua atuação, instituições de ensino, grupos de pesquisa, associações de categorias trabalhistas, grupos de empreendedoras negras e empreendedoras negras individuais.

Não serão aceitas submissões de autarquias e instituições do Estado, partidos políticos e empresas privadas que não sejam de propriedade de mulheres negras. A responsável pela inscrição deverá preencher o formulário de inscrição disponível nas redes sociais.


Mais do que notícias, trazemos um jeito de ver o mundo.
Assine e integre nossa comunidade: catarse.me/nosmulheresdaperiferia