Para o Nós seguir produzindo conteúdo independente e de qualidade, precisamos da sua ajuda. Acesse nossa campanha de financiamento no Catarse e veja como contribuir a partir de R$ 10
Festivais e filmes periféricos para o fim de semana
Nesta edição de Dicas da Semana, a jornalista Livia Lima indica sarau, show, festivais e filmes periféricos para curtir nos dias de folga.
Por Lívia Lima
18|02|2022
Alterado em 18|02|2022
Literatura, cinema, música. Qual é a linguagem que você mais curte?
Nesta edição de Dicas da Semana, apresentamos diferentes atrações que vão rolar neste fim de semana, desde sarau, show, festivais e filmes periféricos para curtir em casa ou presencialmente.
Aproveite!
Visões Periféricas
Cena do filme “Um direito de sonhar”.
©divulgação
Até domingo, dia 20 de fevereiro, está rolando o 15º Festival Visões Periféricas, o primeiro a dedicar sua curadoria a filmes sobre a diversidade cultural das periferias brasileiras.
Nesta edição comemorativa de 15 anos, o evento acontece de forma híbrida. Todas as mostras podem ser assistidas online no site e há algumas com exibições em salas de cinema no Rio de Janeiro.
Todas as mostras são competitivas com votação eleita por um júri técnico e pela opinião do público. Há, ainda, debates, MasterClass e outras programações nas redes sociais do Festival.
Pastoras do Rosário
Pastoras do Rosário.
©Cassandra Mello
Outra opção de filme para apreciar em casa é lançamento do documentário “Da Nebulosa ao Brilho” que retrata o grupo musical Pastoras do Rosário, formado por oito mulheres negras que integram a Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha (SP).
Com direção de Cassandra Melo e Renato Gama, o curta-metragem mostra mulheres com caminhos distintos, mas com muitas afinidades, contando traços de suas vidas, nascimento, antepassados e como escreveram suas próprias histórias ao longo do tempo.
O filme fica disponível a partir de sexta-feira na plataforma do Sesc Digital, e, para celebrar o lançamento, A Pastoras do Rosário se apresentam no sábado, dia 19, às 15h, no Sesc Itaquera, com participações de Fabiana Cozza, Izzy Gordon, Isabel Fillardis e Alldry Eloise.
Resiste Quebrada
Filhas de Elza.
©divulgação
Também em Itaquera, zona leste de São Paulo, rola neste fim de semana o festival Resiste Quebrada – Das Ruínas à Construção, festival de multilinguagens artísticas que tem como objetivo utilizar a arte como instrumento de sensibilização e reflexão sobre a nossa condição social.
O festival acontece nos dias 19 e 20 de fevereiro, a partir das 14h na Okupação Cultural Coragem, na Cohab José Bonifácio. Haverá rodas de conversa, atividades literárias e apresentações musicais de Filhas de Elza, BFR – Baseado em Fatos Reais, dentre outros.
Fim da Tranca
CiA dXs TeRrOrisTaS,.
©divulgação
Já na zona sul, acontece no sábado um sarau de encerramento do projeto Fim da Tranca: a voz do egresso da Rede de Proteção e Resistência Contra o Genocídio, que discutiu ao longo de um ano o desencarceramento da população negra.
O sarau Fim da Tranca celebra o aprendizado desenvolvido no projeto com apresentações artísticas de CiA dXs TeRrOrisTaS, Slam do 13, Fino du Rap, dentre outros. O evento acontece na sede da Associação Bloco do Beco, no Jardim Ibirapuera.