O evento conta com shows de Rincon Sapiência, Mc Soffia, Odisseia das Flores, além de intervenções poéticas de Maria Félix e apresentação da companhia de teatro Rosas Periféricas.

MC Soffia (Créditos: Divulgação)

MC Soffia (Créditos: Divulgação)


Acontece no próximo domingo (06), o Festivarte Ermelino, a partir das 13h na Praça Benedito Ramos Rodrigues, em Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo. A iniciativa contempla a ocupação do espaço público como forma de garantir acesso à cultura produzida pelos artistas, coletivos e agentes culturais atuantes na periferia.
O “Festivarte Ermelino” nasceu durante o curso de produção cultural Criando Criadores e é o projeto final dos alunos. Engajado na formação de agentes culturais da zona leste de São Paulo, o Criando Criadores foi construído a muitas mãos, por meio de uma parceria firmada entre os coletivos integrantes do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, que administra a Ocupação Cultural Mateus Santos; a Cingulado, consultoria com foco em investimento social; o Centro Cultural São Mateus em Movimento; e a ArcelorMittal, que patrocina o projeto por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
“Nós pensamos em uma programação cultural para a mostra que dialogue com as famílias de Ermelino Matarazzo, pois os moradores precisam conhecer o movimento artístico que acontece na região”, conta Amanda Ferreira Gomes, produtora executiva do evento, que ministrou aulas de produção cultural durante o curso. Ela ressalta que a zona leste tem uma diversidade cultural intensa e quase inexplorada pelos seus moradores, por isso o Festivarte Ermelino será uma ferramenta importante para promover essa aproximação entre produtores de cultura e população local.
Os artistas convidados para compor o evento foram escolhidos por meio de um mapeamento cultural feito pelos agentes culturais que participaram do curso Criando Criadores. “Só de olhar a programação é possível perceber o quanto esse evento será importante para o bairro. E isso é mérito dos futuros produtores culturais que trouxeram essa proposta artística”, enfatiza a produtora.
Programação 
 Com uma série de atividades gratuitas e abertas ao público, o evento contará com oficinas e atividades voltadas para crianças; além de shows musicais, poesia slam e grafitti ao vivo.
Grupo de RAP Odisséia das Flores (Créditos: Divulgação)

Grupo de RAP Odisséia das Flores (Créditos: Divulgação)


Às 13h serão realizadas as oficinas de arte de Barangandão (brinquedo), objetos reciclados e máscaras africanas. Também às 13 horas tem início o live painting, atividade na qual um time de grafiteiros da região fará painéis ao ar livre. Às 13h20 começa a peça de teatro “Rádio Popular da Criança”, apresentada pelo grupo Rosas Periféricas.
Simultaneamente, no palco, às 14h, a Mc Soffia fará um pocket show para a criançada e toda família. Às 15h10, o samba vai dominar a praça com o grupo Cordão Samba de Tempo. Das 16h20 às 17h20, a poetisa Mariana Félix abre o microfone para todos que desejam fazer sua poesia ou expressar ideias de forma artística. Logo após, as mulheres do grupo de rap Odisséia das Flores assumem o microfone para transmitir suas rimas feministas para a quebrada. Para encerrar, às 18h15, Rincon Sapiência sobe ao palco para um show de encerramento que vai explorar seu trabalho recém-lançado Galanga Livre, que vem sendo muito bem avaliado pelo público e pela crítica.
Festivarte Ermelino
Data: 06/08
Horário: das 13h às 19h30
Local: Praça Benedito Ramos – Avenida Milene Elías, 1398 – Jardim Belém, São Paulo – SP
Entrada gratuita. Classificação livre
 

Sobre a autora:

Lívia Lima

Jornalista, mestre em Estudos Culturais e moradora de Artur Alvim, zona leste de São Paulo.