Imagem com mulheres que fazem parte da programação 2020 da UNIDAS: Mulheres em Diálogos

“UNIDAS: Mulheres em Diálogos” fortalece luta por igualdade de gênero

Evento internacional terá transmissão ao vivo, com debates entre mulheres ativistas do Brasil e da Alemanha, além de performances artísticas e shows de Preta Rara e Brisa Flow

Por Sâmia Teixeira

23|11|2020

Alterado em 23|11|2020

De 25 a 28 de novembro de 2020, o evento “UNIDAS: mulheres em diálogos” reunirá convidadas de Salvador e Berlim que lutam pela igualdade de gêneros.
Com 80 mulheres do Brasil e da Alemanha, palestras, debates, grupos de trabalho e performances artísticas serão transmitidas pelo canal do Youtube da organização UNIDAS.

Pontes pela igualdade de gêneros

A participação de mulheres ativistas das mais diversas trajetórias, representatividades e origens resume o que significa este encontro: intercâmbio de aprendizado.
O grupo Unidas pretende fortalecer, a partir desta ponte, o envolvimento e a liderança das mulheres na sociedade, na política, na área de negócios e na ciência, com o objetivo de garantir os direitos às mulheres.

Dinâmica dos diálogos

O evento será dividido em quatro blocos temáticos: “Interseccionalidade”, “Direitos das mulheres e igualdade de gênero”, “Violência contra as mulheres” e “Prevenção de crises“.
Curadora do encontro, a professora, pesquisadora e modAtivista Carol Barreto, afirma que a programação trará diversos temas, com mulheres das mais variadas identidades.  Assim, segundo ela, “a partir de olhares multirreferenciados, será possível reelaborar estratégias de resistência e contribuir para minimizar os impactos de uma história de exclusão no Brasil”.

Programação

Com início nesta quarta-feira (25) às 15h, uma cerimônia será transmitida com representações políticas dos dois países e com as fundadoras da UNIDAS.
Ao fim deste primeiro dia de atividades, acontecem os shows da rapper Preta Rara e da cantora ameríndia Brisa Flow.

Image

Evento terá live musical empoderada com Preta Rara e Brisa Flow

©Montagem com imagens de divulgação


Nos dias 26 e 27, os trabalhos serão efetivamente desenvolvidos, com momentos em que convidadas iniciam provocações de cada tema. O momento será de troca de percepções com as participantes da Alemanha, que estarão igualmente refletindo sobre as mesmas pautas.
Na data de encerramento (28), a programação brasileira se soma com a da Alemanha e reúne  os resultados dos dias vivenciados.
É possível conferir os temas dos debates e mais informações sobre a programação no site oficial da UNIDAS.

A rede e o encontro

A UNIDAS é uma rede que reúne mulheres da Alemanha, América Latina e Caribe.
Organizada e apoiada pelo Goethe-Institut e pelo Ministério Alemão das Relações Exteriores, a atividade conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA).
Este encontro se dispõe a dar substância aos propósitos da rede, lançada em abril de 2019, também em Salvador, e consolidada em maio daquele ano, na Alemanha, com objetivo de criar parcerias entre este país e os da América Latina e do Caribe.
 
Leia também
https://nosmulheresdaperiferia.com.br/noticias/conheca-paola-palacios-e-sua-luta-pelas-mulheres-negras-no-chile/