25 de julho é considerado o Dia Internacional da Mulher Negra Latina e Caribenha
Para comemorar a potência das mulheres latinas, fizemos uma lista de poetas e escritoras afrolatinas que você precisa conhecer e ler.
Poeta, coreógrafa, figurinista, folclorista e ativista. É reconhecida como uma das pioneiras no renascimento da cultura negra no Peru nas décadas de 60 e 70.
Victoria Santa Cruz(Peru | 1922- 2014)
Escritora, ecologista e linguista. É defensora dos direitos humanos das mulheres negras e em sua poesia e romances escreve sobre mulheres de maneiras que desafiam estereótipos preconcebidos.
Luz Argentina Chiriboga (Equador | 1940 - )
Escritora, roteirista, atriz, bailarina e ativista social cubana. Sua inspiração para escrever vem desde a infância e possui grande produção para crianças.
Teresa Cárdenas (Cuba | 1970 - )
Professora, poetisa e contadora de histórias, pioneira da literatura infantil afro-colombiana. Recebeu vários prêmios, incluindo o Almanegra, o mais alto reconhecimento das escritoras colombianas.
Mary Grueso(Colômbia | 1947 - )
Poeta, professora e pesquisadora. A autora escreve literatura desde criança e teve seus primeiros textos nas publicações da organização ‘Mundo Afro’, na qual militava pelos direitos dos afrodescendentes no Uruguai.