violência doméstica: como pedir ajuda? 

+ + +

contexto 

+ + +

Na Lei Maria da Penha, violência contra mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual,  psicológico e dano moral ou patrimonial.

+ + +

entenda os tipos de violência contra a mulher 

+ + +

Violência física:

Entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.

+ + +

Violência sexual:

Trata-se de qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.

+ + +

 Violência Patrimonial:

Qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens e valores.

+ + +

Violência Moral:

É considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

+ + +

Se você vive uma situação de risco de violência e precisa de ajuda agora, ligue 190 e acione a polícia. Para além desse recurso, existem outras possibilidades de serviços de acolhimento.

+ + +

As brasileiras têm o direito de acessar redes de serviços públicos de atendimento e enfrentamento à violência contra as mulheres, compostas pela Justiça, Segurança Pública e Saúde, por exemplo. 

+ + +

 informações, ferramentas e centros de acolhimento para encaminhar mulheres vítimas de violência juridicamente, psicologicamente e em caso de abrigamento em São paulo podem ser acessadas aqui!

+ + +

Quem sofre violência doméstica pode procurar ajuda ligando na Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Ligue 180. 

+ + +

O 180 é 24h e garante o anonimato da vítima. O serviço oferece três tipos de atendimento: registros de denúncias, orientações para vítimas de violência e informações sobre leis e campanhas.

+ + +

Se você é amigo, mora perto, conhece ou é familiar de uma mulher que vive violência doméstica, você também pode fazer a denúncia. Qualquer pessoa pode usar um dos canais disponíveis.

+ + +

O app “Direitos Humanos Brasil” está disponível para celulares.  No site da Ouvidoria , é possível fazer denúncia via formulário ou chat. O site oferece atendimento em libras. Acesse aqui. 

+ + +

A integra com todos os serviços e informações podem ser conferidas em nosso site 

Heading 3

Heading 3

Heading 3

Acesse