celebração do sagrado através da gastronomia

Altar Cozinha Ancestral: 

Liderado por Dona Carmem, o Altar Cozinha Ancestral é um restaurante que valoriza a culinária afro-brasileira, no Recife (PE).

Dona Carmem é Iyabassé, responsável pelo preparo dos alimentos sagrados para os orixás, desde os 14 anos, já que sempre esteve em terreiros de candomblé.

Inicialmente não considerava cozinhar como profissão, mas foi dentro da cozinha de santo que enxergou a possibilidade de nutrir corpo e mente por meio de sua comida.

inspirada no culto aos Orixás e no equilíbrio dos elementos da natureza, que produzem uma energia - axé - e nos auxilia com nossas ações no dia a dia.

Assim nasce em 2014 o Altar Cozinha Ancestral: 

Os rituais da cultura afrodescendente foram transportados para a essência e cardápio da cozinha, com divisão de pratos entre terra, água, fogo e ar.

O carinho durante a escolha dos ingredientes e preparo que aprendeu com sua avó, é característica do conceito Ajeun, termo em iorubá para "refeições". Caracterizado como uma celebração dedicada à preocupação com o alimento, desde a escolha, ao preparo e finalização.

Seu estilo é carregado no próprio nome: cozinha ancestral, trazendo à tona uma cozinha de quem veio antes dela, dando continuidade à cozinha dos pretos, desconstruindo aspectos de apropriação cultural.

Em 2020 o Altar entrou para a lista do El Espíritu de América Latina, organização que reúne restaurantes locais na América Latina. Fazendo parte dos 50 restaurantes selecionados da rede, incluído numa coleção de espaços que tiveram impacto em comunidades e culinária locais.

A lista foi montada a partir de restaurantes distribuídos entre 43 cidades e 17 países. O resultado trouxe seis representantes brasileiros, fazendo do Cozinha Ancestral o primeiro pernambucano, liderado por uma mulher negra, candomblecista e periférica incorporar a lista

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe com a sua rede

Texto por: Mariana Oliveira